CEO do WhatsApp critica novo bloqueio do aplicativo no Brasil

 

Informática - 03/05/2016 - 08:53:35

 

CEO do WhatsApp critica novo bloqueio do aplicativo no Brasil

 

Da Redação com IDGNow

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Jan Koum, do WhatsApp

Jan Koum, do WhatsApp

O CEO e cofundador do WhatsApp, Jan Koum, criticou o bloqueio do aplicativo de mensagens no Brasil nesta segunda-feira, 02/05.

Em seu perfil oficial no Facebook, o executivo destacou que “milhões de brasileiros inocentes” foram punidos por um tribunal local que quer informações “que já dissemos repetidamente que não temos”.

Koum ainda destacou as medidas da empresa para proteger o conteúdo dos usuários, como a criptografia de ponta a ponta e o fato do WhatsApp não manter as mensagens dos usuários em seus servidores.

Por fim, ele destaca que a companhia do Facebook está trabalhando para trazer o WhatsApp de volta à ativa o mais rápido possível no Brasil e lembra que nunca vão comprometer a segurança dos seus usuários pelo mundo.

Confira abaixo o comunicado de Koum:

“Mais uma vez milhões de brasileiros inocentes estão sendo punidos porque um tribunal quer que o WhatsApp entregue informações que já disse repetidamente que não temos. Não apenas criptografamos as mensagens de ponta a ponta no WhatsApp para manter as informações das pessoas seguras, também não mantemos o seu histórico de conversas nos nossos servidores. Quando você envia uma mensagem com criptografia de ponta a ponta, ninguém pode lê-la – nem mesmo a gente. Enquanto estamos trabalhando para trazer o WhatsApp de volta o mais rápido possível, não temos nenhuma intenção de comprometer a segurança dos mais de 1 bilhão de usuários que temos no mundo."

Em nota sobre o assunto enviada nesta segunda, a empresa se diz desapontada com a determinação da justiça brasileira e reforça que cooperou com os tribunais do país.

“Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil. Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos”.

Fora do ar

Desde às 14h de hoje, o WhatsApp está fora do ar no Brasil. De acordo com a decisão do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), o aplicativo deverá ficar bloqueado por 72 horas em todo o país.

Não é a primeira vez

Vale notar que o aplicativo foi alvo de uma determinação parecida da Justiça local em dezembro de 2015, quando ficou fora do ar por 12 horas. O pedido previa que o app ficasse 48 horas bloqueado, mas uma liminar trouxe-o de volta.

 



Links
Vídeo