Encenado pelo Grupo Circo Branco, “Presépio da Paz” é um espetáculo que resgata a tradição de São Francisco de Assis, inspirado nos evangelhos de Lucas e Mateus. A Área de Convivência do Sesc Santo André servirá de palco para o auto natalino que será apresentado gratuitamente no dia 21 de dezembro, domingo, às 16h.
Montagem que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o presépio de natal é uma tradição mantida desde no século XVIII nos lares e cenários públicos. Concebido por São Francisco de Assis, é ocupado por personagens bíblicos, como José, a Virgem Maria, e os Três Reis Magos, diante da manjedoura na cidade de Belém, onde nasceu Jesus de Nazaré.
Formado por um grupo de atores, cantores, músicos e artesãos, o Grupo Circo Branco está na ativa desde 1993 e registra passagens por festivais internacionais como Volterra (Itália), Avignon (França) e Almada (Portugal), acumulando elogios do público e da crítica.
Em “Presépio da Paz” o Grupo Circo Branco realiza uma celebração do nascimento de Cristo através de cânticos, em um espaço cênico com elementos característicos de um presépio: animais, estrela de Belém e estátuas moldadas em barro representando os personagens que protagonizaram o episódio da natividade. A direção e idealização do projeto é de Romero de Andrade Lima.
Assim como acontece dentro de todas as festas populares, no ato da fabricação dos santos, das bandeiras e dos hinos, os homens ajudam a moldar o barro, pregar as madeiras, enquanto as mulheres costuram e bordam as roupas. Cabelos e trancelins são doados para os santos. O grupo entra em cena como membros de uma irmandade formada com propósito de realização da festa sagrada.
“Podemos chamar de reisados e de lapinhas assim como de autos, todo o espetáculo que de uma forma simbólica não ocorre dentro de uma igreja, mas ocupa o seu pátio, como acontecia nas cidades de Portugal e de todo o mundo cristão e que no Brasil ganhou um caráter especial, fruto deste caldeirão de formas de festejar que é a harmônica mistura de todas as nossas heranças culturais. Ao longo do tempo, a música, a dança e o espetáculo, como um todo, vêm sendo uma das mais belas formas de comunhão em nome da beleza e da PAZ”, afirma o grupo.
FICHA TÉCNICA
Direção e concepção: Romero de Andrade Lima
Elenco: Edna Aguiar, Mônica Nassif, Tata Fernandes, Lelena Anhaia, Maria Cristina Marconi, Nina Blauth, Simone Julian, Tina Simião, Eduardo Aguiar, Mario Augusto Togniazollo, Miriam Maria, Alexandre Faria e Georgia Branco.
Duração: 50 min.
Na Área de Convivência.
Livre
Grátis
21/12. Domingo, às 16h