A polícia Civil prendeu de São Paulo prendeu, na manhã desta sexta-feira, em Santo André, no ABC Paulista, um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Márcio Vital dos Santos, conhecido como Tucano, foi detido em uma operação da Delegacia Seccional São Bernardo do Campo, com apoio de outros departamentos da Polícia Civil.
Vital foi preso na madrugada desta sexta-feira (22) em uma casa na Vila Sacadura Cabral. Segundo os investigadores, Vital comandava a facção nas ruas.
"A prisão dele representa a quebra da ligação direta da facção criminosa", disse o delegado Carlos Alberto da Cunha, titular de investigações sobre entorpecentes (Dise) de São Bernardo do Campo. Nós acreditamos que com essa prisão e a prisão do MK, que é um outro parceiro dele que tem a mesma função, nós desarticulamos totalmente a liderança deles nas ruas."
A polícia chegou aos criminosos após seis meses acompanhando escutas telefônicas em investigações sobre o crime organizado e o tráfico de drogas no ABC. “Eu acho que um grande golpe na facção”, disse o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella. “Nós conseguimos tirar da rua hoje líderes importantes, líderes nacionais de rua, e acreditamos que vai demorar algum tempo pelo menos para a facção se rearticular, pelo menos da forma como vinha agindo.”
Também foram presos integrantes de quadrilha em São Caetano do Sul, Diadema, na Baixada Santista e em Ubatuba. Com eles, a polícia apreendeu dinheiro, drogas, armas e computadores.
O criminoso é suspeito de ser um dos comandantes regionais da facção criminosa. A Polícia Civil não deu detalhes da operação, nem do material apreendido em posse do criminoso.