O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), aparece com 50% das intenções de votos, segundo pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira. O resultado garantiria vitória do tucano já no primeiro turno. Em segundo lugar aparece o candidato do PMDB, Paulo Skaf, com 11%, seguido pelo candidato petista, Alexandre Padilha, com 5%.
Com menos expressão, aparecem os candidatos Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS), Raimundo Sena (PCO), Wagner Farias (PCB) e Gilberto Maringoni (Psol), cada um com 1% das intenções de voto. Walter Ciglioni (PRTB) não atingiu pontuação. O levantamento é a primeiro após o registro das candidaturas e foi realizado entre os dias 26 e 28 de julho. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição
Em relação ao índice de rejeição, o candidato petista aparece com o maior percentual, com 19%. O governador tem 18% e Skaf, 13%.
A pesquisa também avaliou o atual governo estadual. De acordo com o Ibope, 40% dos entrevistados consideram a administração "ótima" ou "boa". Já para 38%, o governo é regular. Somaram 19% aqueles que avaliam a gestão com ruim ou péssima.
Senado
Com 30% das intenções de voto, o ex-governador José Serra (PSDB) aparece à frente na corrida pelo Senado pelo Estado de São Paulo, segundo pesquisa Ibope. O levantamento mostrou em segundo lugar o atual senador Eduardo Suplicy (PT), que busca a reeleição. O petista está com 23% das intenções de voto. Já o ex-prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (PSD) está em terceiro lugar com 5%.
Em seguida, aparece Ana Luiza (PSTU) com 3%. Os candidatos Fernando Lucas (PRP), Juraci Garcia (PCO), Kaka Wera (PV), Marlene Machado (PTB) e Senador Fláquer (PRTB) pontuaram 1% cada. Assim como no Rio de Janeiro, o número de eleitores que deverão votar branco ou nulo é elevado, atingindo 14%. Já os que disseram “não saber” ou “não responderam” atingiu 20%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. Foram ouvidos 1.512 eleitores em 78 municípios entre os dias 26 e 28 de julho. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.