Fred começou a Copa do Mundo como titular e esperança de gol para a Seleção Brasileira. Terminou como reserva e piada na internet, onde foi comparado com cones e animais de pouca mobilidade. Mas, para a Fifa, Fred teve uma Copa muito boa.
De acordo com um índice publicado pela entidade, a média do camisa 9 brasileiro foi de 8,88, nota muito superior a atacantes que tiveram destaque bem maior durante o Mundial.
Em seis partidas (não esteve em campo contra a Holanda), Fred ficou em campo durante 471 minutos, nos quais conseguiu fazer 1 gol, contra Camarões, em cruzamento de David Luiz que o atacante completou de cabeça, sem goleiro.
Confira o desempenho de cinco jogadores que ficaram abaixo de Fred…
Götze (Alemanha) – Jogou 258 min, mas fez dois gols (incluindo o que deu o título à Alemanha). Nota: 8.63
Schürrle (Alemanha) – Fez 3 gols em 244 minutos. Nota: 8,87
Klose (Alemanha) – Fez 2 gols em 280 minutos na Copa. E bateu Ronaldo como maior artilheiro dos Mundiais. Nota: 8,65
Dempsey (EUA) – Fez o gol mais rápido da Copa, contra Gana. Marcou 2 gols em 4 jogos, nos quais atuou em 387 minutos. Nota: 8,28
Campbell (Costa Rica) – Destaque da seleção surpresa da Copa. Fez um belo gol, deu uma assistência e foi fundamental para sua seleção em 415 minutos. Também converteu um pênalti na classificação contra a Grécia. Nota: 7,53
Fred também ficou à frente de outros atacantes, como Suárez (2 gols), Jackson Martínez (2 gols), Alexis Sanchez (2 gols), Balotelli e Dzeko, um gol cada um.