Palmeiras perde para o Botafogo em Presidente Prudente

 

Esporte - 28/05/2014 - 23:20:02

 

Palmeiras perde para o Botafogo em Presidente Prudente

 

Da Redação com agências

Foto(s): Gazeta Press

 

Com gol de Bolatti e Zeballos, o Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro

Com gol de Bolatti e Zeballos, o Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro

Depois de três rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Botafogo encerrou a série negativa jogando em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Na noite desta quarta-feira, a equipe suportou a pressão do Palmeiras e fez 2 a 0 para impor ao clube alviverde sua segunda derrota consecutiva na competição.

Com o resultado, o Botafogo chega aos 8 pontos e deixa a zona de rebaixamento da competição de forma provisória – o desenrolar da rodada ainda pode complicar a situação do clube carioca. Já o Palmeiras, que embalou resultados positivos sob o comando do interino Alberto Valentim, pode ver o G-4 cada vez mais longe: tem 12 pontos, no 6º lugar.

O Palmeiras volta a campo para sua última partida antes da pausa para a disputa da Copa do Mundo no domingo, quando encara o Grêmio no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A partida está marcada para as 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Botafogo faz o último evento-teste da Arena Corinthians, em Itaquera, enfrentando o anfitrião na Zona Leste de São Paulo.

Em Presidente Prudente, o Palmeiras dominou a partida no primeiro tempo, mas não teve eficiência ofensiva para abrir o placar. Aos 3min, Diogo quase marcou em chute cruzado. Aos 11min, Wendel cruzou para Marquinhos Gabriel, que estava em boa posição, mas cabeceou mal. Aos 19min, foi a vez de Diogo desviar de cabeça para fora. Aos 21min, Marquinhos Gabriel foi lançado pela esquerda e encobriu Renan, mas a bola saiu.

Aos 33min, o Botafogo chegou ao gol com Emerson, mas o tentou foi anulado porque o jogador estava em posição irregular no momento do lançamento, e o impedimento foi marcado. Aos 41min, Wesley ficou com sobra de escanteio e chutou forte; a bola desviou em André Bahia e sobrou para Diogo, que errou o alvo na finalização. O primeiro tempo ainda teve polêmica discussão entre Emerson e Lúcio – o atacante botafoguense acusou o adversário de mau-caratismo e preconceito.

O Botafogo, que passou a maior parte do tempo se defendeu, mudou o panorama da partida no segundo tempo. Aos 15min, Bolatti aproveitou rebote de cobrança de escanteio e emendou chute da intermediária; a bola entrou no canto direito de Fábio, que não alcançou. À frente no marcador, o time ainda ficou mais tranquilo aos 25min, quando Wesley fez falta dura em Emerson e foi expulso, deixando o Palmeiras com um homem a menos.

O Botafogo ainda perdeu chance incrível aos 27min. Zeballo recebeu bola dentro da área e driblou o goleiro Fábio, mas Marcelo Oliveira apareceu quase em cima da linha para rebater a finalização e evitar o segundo gol. O Palmeiras tentou pressionar o Botafogo até o final, mas o time carioca manteve a postura defensiva e garantiu a volta das vitórias no Campeonato Brasileiro aos 48min, em contra-ataque puxado por Zeballos, que invadiu a área e tocou na saída de Fábio.

O jogo



Sem contar com Mendieta, machucado, Alberto Valentim não quis mexer na estrutura tática que rendeu quatro vitórias em seus primeiros jogos, mesmo com a má atuação na derrota de domingo, para a então lanterna Chapecoense. O meia Felipe Menezes foi a única novidade entre os titulares.

Com a bola rolando, o Palmeiras não mostrou o cansaço esperado pela maratona de viagens na véspera da partida. Impôs o ritmo acelerado para ocupar o campo adversário, contando com as movimentações de Diogo e Marquinhos Gabriel pelos lados. Assim, aos três minutos, Diogo já tinha chutado rente à trave do goleiro Renan. Aos 12, Marquinhos perdeu chance clara com cabeceio grotesco.

O Botafogo, por sua vez, se fechou desde o início na esperança de segurar o Palmeiras e apostar na correria de Emerson Sheik para acertar algum contra-ataque. O ex-atacante do Corinthians, entretanto, já causava problemas sem bola. Após trocar socos, cotoveladas e empurrões com Lúcio, levou amarelo e saiu no intervalo dizendo que o capitão do Verdão é mau caráter e o chamou de “gay como se fosse um monstro”.

Discussões à parte, o Palmeiras tinha Felipe Menezes como seu maior obstáculo, já que o meia raramente acertava qualquer uma de suas tentativas e parava todas as jogadas de ataque em que se envolvia. Quando o meia não tocava na bola, Diogo, aos 20, e Marquinhos Gabriel, aos 21, levaram perigo ao Botafogo.

As falhas defensivas, contudo, continuavam no time. E Sheik, embora sozinho, conseguia levar perigo, aproveitando-se dos erros de Lúcio. Aos 34 minutos, em uma de suas aparições sem a marcação do veterano zagueiro na área, chegou a balançar as redes e teve o gol anulado mesmo estando em posição legal.

Causando problemas constantes atrás, Lúcio resolveu ir à frente e, aos 36, entregou bola na qual Diogo só não foi à frente porque foi agarrado e derrubado por Junior Cesar na área, dando ao Verdão, também, um motivo para reclamar do árbitro Heber Roberto Lopes. No caso, pedindo pênalti.

O Palmeiras, de qualquer forma, confirmou que foi o time mais perigoso do primeiro tempo em chute de Wesley que o goleiro Renan defendeu e em outro arremate do volante em cima do companheiro Henrique, além de finalização na pequena área de Diogo em cima da zaga adversaria nos últimos minutos antes do intervalo.

Deixando o cansaço de lado, o Verdão teve Wesley finalizando rente à trave com menos de um minuto de segundo tempo, como resultado do ritmo acelerado que acuou o Botafogo. Mas logo o nervosismo atrapalhou a ponto de Wesley receber, aos oito minutos, um cartão amarelo por trocar ofensas com Edilson. Advertência que custaria caro.

O Botafogo mostrou que não precisava estar tão presente no ataque para abrir o placar, até porque a zaga do Palmeiras era um convite. Assim, aos 15 minutos, Bolatti teve liberdade para ajeitar o corpo na meia-lua e aproveitar bola que sobrou após cobrança de escanteio para chutá-la com força nas redes do goleiro Fábio.

Em seu último lance lúcido no jogo, Diogo colocou a bola na cabeça de Felipe Menezes e Renan evitou o empate, aos 21 minutos. A pressão preparada pelo Palmeiras logo foi desfalcada porque Wesley não suportou ver a bola passar entre suas pernas em drible de Sheik, levantou o adversário e acabou recebendo o segundo amarelo, deixando seu time com um a menos.

Coube ao Botafogo tocar a bola e se aproveitar do nervosismo do Palmeiras, que crescia à medida que apareciam vaias a todos que foram substituídos na tentativa, inútil, de superar a inferioridade numérica para empatar. Nada além de uma bomba de Henrique deu trabalho ao goleiro Renan em mais de meia hora de jogo.

O time carioca, por sua vez, já tinha visto Marcelo Oliveira salvar o segundo gol de Zeballos em cima da linha. Mas, aos 48 minutos, o atacante partiu em contra-ataque desde o campo de defesa para fazer 2 a 0.


FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0 X 2 BOTAFOGO

Local: Estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente (SP) 

Data: 28 de maio de 2014, quarta-feira

Horário: 19h30 (de Brasília) 

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-SC) 

Assistentes: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Helton Nunes (SC) 

Assistentes adicionais: Antonio Denival de Morais e Paulo Roberto Alves Junior (ambos do PR) 

Cartões amarelos: Bolatti, Emerson Sheik e Rodrigo Souto (Botafogo)

Cartão vermelho: Wesley (Palmeiras)


Gols

BOTAFOGO: Bolatti, aos 15, e Zeballos, aos 48 minutos do segundo tempo


PALMEIRAS: Fábio; Wendel (Rodolfo), Lúcio, Marcelo Oliveira e William Matheus; Renato, Wesley e Felipe Menezes (Bernardo); Marquinhos Gabriel (Chico), Diogo e Henrique - Técnico: Alberto Valentim

BOTAFOGO: Renan; Lucas, André Bahia, Bolívar e Junior Cesar (Julio Cesar); Aírton, Bolatti (Rodrigo Souto), Edilson e Wallyson (Jorge Wagner); Zeballos e Emerson Sheik - Técnico: Vagner Mancini



Lúcio se envolveu em discussão no primeiro tempo

Lúcio se envolveu em discussão no primeiro tempo

Emerson ficou na bronca com Lúcio no primeiro tempo

Emerson ficou na bronca com Lúcio no primeiro tempo

Links

...Continue Lendo...

Vídeo
&image=http://www.dailymotion.com/thumbnail/video/x1xfuej_palmeiras-perde-para-o-botafogo-rj_sport" allowfullscreen>