Eduardo Campos assina carta de renúncia ao governo de PE

 

Politica - 03/04/2014 - 09:34:45

 

Eduardo Campos assina carta de renúncia ao governo de PE

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Eduardo Braga / SEI

 

O governador Eduardo Campos assinou, nesta quinta-feira (03/04), carta de renúncia aos meses finais de seu mandato como chefe do Executivo estadual

O governador Eduardo Campos assinou, nesta quinta-feira (03/04), carta de renúncia aos meses finais de seu mandato como chefe do Executivo estadual

O governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), assinou nesta quinta-feira a carta de renúncia como chefe do Executivo estadual, além de exonerar os 22 secretários estaduais. Os atos serão publicados nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado. O vice-governador João Lyra Neto (PSB) será empossado amanhã na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e nomeará o novo secretariado.

De acordo com a Lei de Inelegibilidade, aqueles que se candidatarão a mandato eletivo devem se desincompatibilizar de suas funções administrativas até seis meses (5 de abril de 2014) antes do pleito. Diante disso, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar (PSB), levou o documento à Assembleia Legislativa, renunciando aos oito meses finais do mandato.

Após a exoneração, Campos vai tirar 10 dias de férias e, posteriormente, se dedicará exclusivamente à campanha presidencial. Campos vai residir em São Paulo, onde está sendo montado seu QG de campanha. No dia 14, ele vai participa do anúncio da vice, a ex-senador Marina Silva (PSB), em Brasília.

A Casa Legislativa se reunirá extraordinariamente, nesta sexta-feira à tarde, para empossar Lyra Neto como novo governador. A transmissão do cargo será realizada, em seguida, no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, sede do governo Pernambuco. Antes, pela manhã, Campos assistir a uma missa com aliados em uma igreja próxima à sua residência.

Secretariado

Após o anúncio da exoneração do secretariado estadual, Lyra Neto divulgou, por meio de nota, o novo secretariado, com algumas surpresas, como a extinção da Secretaria de Governo e a criação da de Microempresa, que será comandada por Osiris Caldas. O anúncio do segundo escalão do governo será na segunda-feira.

Permanecem no governo os secretários de Agricultura, Aldo Santos (PSB), da Mulher, Cristina Buarque, de Defesa Social, Alessandro Carvalho, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo d’Almeida, de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, de Infraestrutura, João Bosco de Almeida, de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Murilo Guerra (PSDB), da Extraordinária da Copa 2014, Ricardo Leitão, de Cultura, Marcelo Canuto (PSB), de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni, de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, Procuradoria Geral do Estado, Thiago Norões, e o líder do Governo na Alepe, Waldemar Borges (PSB).

Rubens Júnior (PTN), assumem a Chefia do Gabinete do Governador, José Neto, a Secretaria de Administração, Luciano Vásquez (PSB), a da Casa Civil, Evandro Avelar (PSDB), a das Cidades, José Bertotti (PCdoB), a de Ciência e Tecnologia, Djalmo Leão, a Controladoria-Geral do Estado, Pedro Eurico (PSDB), a da Criança e Juventude, Décio Padilha, a da Fazenda, Ivan Maurício, a de Imprensa, Carlos Cavalcanti (PV), a de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Maria Albuquerque, a de Saúde, e Romeu Baptista, a de Turismo, .

Deixaram o governo, além de Câmara, os secretários de Governo, Milton Coelho (PSB), e de Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), que vão se incorporar à campanha presidencial de Campos, e outros quatro secretários, que deverão concorrer às eleições. 

Os secretários Evaldo Costa (Imprensa), Tadeu Alencar (Casa Civil) e Danilo Cabral (Educação) vão disputar a Câmara dos Deputados, enquanto Marcelino Granja (Ciência e Tecnologia) será candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco.



Links
Vídeo