O novo Honda Fit será lançado no Brasil no final de abril, mas os mais curiosos já podem acompanhar detalhes do veículo no site de “lançamento digital” do modelo. Para quem for mais a fundo, será possível descobrir algumas informações bem interessantes sobre a novíssima geração do monovolume, que terá, por exemplo, airbags laterais e câmbio automático CVT. Veja mais algumas.
Para promover a chegada do novo Fit, a Honda colocou na internet uma página com uma promoção que dá como prêmio exatamente uma unidade do modelo. Além disso, o “Tour Premiado Honda” revela alguns detalhes bem interessantes.
Começando pelo preço, no site diz que a nova geração na versão EX (atualmente a topo de linha desde a saída da EXL) terá valor sugerido de R$ 63.590 – o mesmo sugerido hoje (01/04/2014) pela marca japonesa em seu site para o “velho” Fit. Se for mesmo mantido, vou considerar uma “manobra” positiva. Afinal, nos lançamentos, os valores quase sempre sobem, como aconteceu recentemente com o novo Toyota Corolla 2015.
Se isso não fosse o suficiente, o “tour” revela que a versão EX do Fit terá motor 1.5 16V VTEC flex, com os mesmos 115 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, frustrando aqueles que esperavam alguns melhorias nos números (cerca de 128 cv de potência) e no desempenho. Isso ainda pode acontecer, pois as informações oficiais ainda não foram divulgadas.
Uma novidade é que, ao invés do câmbio automático de cinco marchas, o novo Fit contará novamente com a transmissão automática CVT, que deverá, pelo menos, melhorar o consumo do veículo, que era excelente antes da tecnologia flex dar as caras.
Em termos de equipamentos, vale destacar que a versão EX virá com direção elétrica, ar-condicionado manual, airbag duplo frontal e lateral; rádio CD Player AM/FM ST; rodas de alumínio, freios com sistema ABS com EBD e ESP; faróis de neblina; vidros verdes; alarme; sistema imobilizador, controle de cruzeiro, bancos revestidos em couro, acionamento elétrico dos vidros e travas, entre outros itens. O carro da promoção do site da Honda tem a cor Azul Netuno (código da cor: B593M).
As versões mais simples do Fit, como a LX e a DX (que deve voltar), além de menos caras, terão menos equipamentos de série. Já a topo de linha EXL deverá voltar para a linha, ganhando alguns equipamentos exclusivos, como o ar-condicionado digital.
Em termos visuais, o novo Fit ficou com a dianteira bonita, com visual mais próximo à do Civic. Por outro lado, a traseira, sem dúvida, será o ponto mais polêmico do modelo. Seu estilo mistura o Fit atual com (um pouco) o Ford New Fiesta hatch. Acho que o maior questionamento está nas laterais do vidro, no prolongamento da lanterna até o teto (veja nas fotos abaixo). É uma solução que, inicialmente, não me agradou muito, mas eu gostaria de ver o carro ao vivo antes de tirar qualquer conclusão. Porém, um ponto que não me agradou na traseira é a “régua Honda” prateada (carro azul abaixo), localizada no pé do vidro. Prefiro a régua preta (carro branco). Por dentro, o painel lembra o do atual, mas com alterações perceptíveis, o deixando com aspecto mais moderno.
Recentemente, o Honda Fit alcançou a marca de 500.000 unidades produzidas no Brasil. No momento, o veículo é o mais acessível da linha Honda no país.