Um foragido da Fundação Casa foi preso no início da tarde de quinta-feira (20) pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, após uma tentativa de assalto a um motorista que passava pelo viaduto 08, no bairro Quietude. Enquanto uma equipe da corporação era comunicada por testemunhas sobre o crime, a Central de Videomonitoramento da Prefeitura também acompanhava a ocorrência.
De acordo com o inspetor-chefe, Ricardo Cardoso Félix, a vítima aguardava o semáforo abrir quando foi abordado pelo rapaz, que tem 17 anos. Armado com um revólver, o bandido exigiu que o homem, de 65 anos, saísse do carro.
A vítima obedeceu, mas no momento em que o rapaz se sentava à direção do veículo, tentou desarmá-lo, entrando em luta corporal.
Pelas imagens, é possível ver o momento em que a vítima finalmente consegue retirar o rapaz do carro. Em seguida ele foge correndo.
A vítima sofreu ferimentos na cabeça provocados pela coronha da arma, que foi danificada e estava descarregada.
Uma testemunha, entretanto, avisou uma equipe da Guarda que estava próximo ao local, passando inclusive as características do bandido e a direção tomada por ele. Simultaneamente, a Central de Videomonitoramento acompanhava a ocorrência e encaminhava outras viaturas ao local.
O inspetor observou que os guardas conseguiram deter o rapaz a cerca de 500 metros do viaduto, próximo à Escola Municipal Sebastião Tavares de Oliveira. “A ajuda da população foi fundamental. Demonstra que a confiança na corporação aumenta cada vez mais”.
Na Delegacia-sede da Cidade foi apurado que o acusado apresentava várias passagens na polícia, sendo que o último registro dava conta de sua fuga de uma unidade da Fundação Casa na Capital.
O inspetor da Central de Videomonitoramento, Alexandre Nascimento Silva, observou que muitos foram os fatores que colaboraram com o desfecho positivo da ocorrência. “A confiança da população, a agilidade dos guardas e a integração com o monitoramento foram fundamentais. Mas sempre recomendamos às pessoas que não reajam à abordagem de marginais”.
Praia Grande conta com mais de 1.500 câmeras instaladas em diversos pontos estratégicos. A ampliação da Central de Videomonitoramento é uma das metas do Programa Avança PG, lançado em novembro do ano passado, pelo prefeito Alberto Mourão, e que define um cronograma de ações para o triênio 2014-2016.