Já classificado e em situação tranquila no Campeonato Paulista, o São Paulo foi derrotado pelo Ituano por 1 a 0 em pleno Morumbi. O jogo foi marcado por temporal que contou com queda de granizo, que acabou por interromper a disputa por alguns minutos no primeiro tempo e danificou o gramado para a etapa complementar.
O resultado teve relevância fundamental para o torneio, já que a vitória do Ituano faz com que o Corinthians - que empatou sem gols fora de casa com o Penapolense - não tenha mais condições de se classificar para a próxima fase do Campeonato Paulista. A torcida são-paulina até mesmo provocou o rival alvinegro com gritos de "eliminado".
A partida serviu para que o São Paulo apresentasse suas novas camisas para a temporada 2014. Os jogadores entraram em campo com a peça número 1, em que o branco predomina, mas voltaram do intervalo com o uniforme tricolor, de número 2.
O único gol da partida foi marcado logo no começo do primeiro tempo, antes do dilúvio. Aos 13min, Esquerdinha passou fácil pela marcação do São Paulo e chutou forte, sem chances para Rogério Ceni. O jogo seguiu disputado mesmo com o gramado prejudicado, e os goleiros evitaram outro placar.
O São Paulo encerra sua participação na primeira fase do Paulista no próximo domingo, fora de casa, em jogo contra o Botafogo de Ribeirão Preto. A equipe de Muricy Ramalho não contará com os suspensos Luís Fabiano e Antônio Carlos, além de Paulo Henrique Ganso, que foi expulso neste domingo.
O jogo
O São Paulo não começou bem a partida, sem conseguir agir com eficiência na frente e ainda dando espaços para o adversário. Assim, o Ituano soube aproveitar e abriu o placar, aos 13 minutos, quando Jackson Caucaia dominou pela direita e tocou para Esquerdinha, que, livre, finalizou para fazer o gol.
No momento em que os jogadores do time do interior comemoravam, uma parte dos são-paulinos presente nas numeradas também festeja, já que o resultado prejudicaria o rival Corinthians. Em seguida, todos os setores passaram a entoar um canto hostil ao time alvinegro.
Porém, em campo, Luis Fabiano quase empatou logo no minuto seguinte ao gol, pois recebeu na área e bateu muito perto da meta adversária. Pouco depois, Rodrigo Caio aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou, exigindo boa defesa de Vagner. Na jogada seguinte, Luis Fabiano voltou a arriscar, em chute fraco, que ficou para o goleiro. Já Wellington levou perigo em finalização com força de longe, que obrigou Vagner a se esticar para espalmar.
Aos 30 minutos, o árbitro teve de paralisar a partida, em função da chuva de granizo no Morumbi. Diante do temporal, os jogadores dos dois times se refugiaram nos respectivos bancos de reservas por cerca de sete minutos, até que o compromisso foi reiniciado.
Na volta, Luis Fabiano assustou o goleiro Vagner, que defendeu o cabeceio do atacante. No entanto, antes do fim do primeiro tempo, o Ituano conseguiu chegar com perigo novamente. Rafael Silva finalizou rasteiro e acertou a trave. No rebote, Cristian obrigou Ceni a defender. Em uma terceira tentativa na mesma jogada, o Ituano acertou a marcação.
No intervalo, os dois times mudaram de uniforme, mas não por conta da chuva. O Tricolor quis exibir à torcida sua nova camisa número dois, listrada em vermelho, preto e branco. Apenas Rogério Ceni seguiu igual ao primeiro tempo, trajando cinza. Já o Ituano teve de mudar para não confundir com o adversário.
Quando a bola rolou, a equipe do interior começou melhor. Rafael Silva apareceu atrás da defesa e saiu diante de Rogério Ceni, que se ajoelhou, mas o atacante chutou em cima do goleiro. Do outro lado, Dener tentou tirar bola aérea e cabeceou por cima de seu próprio gol.
O gramado encharcado passou a atrapalhar um pouco o trabalho dos dois lados, mas o Tricolor teve chance em bola parada. Em falta da meia-esquerda, Rogério Ceni acertou a barreira. No lance seguinte, Osvaldo finalizou de fora da área e deu trabalho ao goleiro.
Apesar de a chuva ter diminuído, o time mandante tinha dificuldade de avançar e só voltou a levar perigo quando o goleiro Vagner quase deixou escapar nos pés de Luis Fabiano uma bola controlada, aos 18 minutos. Como a bola passou a rolar melhor no gramado, Ademilson recebeu rasteira na entrada da área e concluiu por cima da meta.
Muricy Ramalho, então, decidiu deixar sua equipe mais ofensiva, tirando o zagueiro Edson Silva para colocar o meia Lucas Evangelista. Assim, Rodrigo Caio foi recuado para a zaga. O Tricolor permaneceu na frente, pressionando em busca do empate, mas com dificuldade para ameaçar. No fim, Ganso ainda foi expulso.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 1 ITUANO
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 16 de março de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Cássio Luiz Zancopé
Assistentes: Leonardo Schiavo Pedalini e Maria Eliza Barbosa
Cartões amarelos: Osvaldo, Luis Fabiano, Antônio Carlos (São Paulo). Jackson Caucaia, Cristian (Ituano)
Cartão vermelho: Ganso (São Paulo)
Público: 15.171 pagantes
Renda: R$ 225.715,00
GOL
ITUANO: Esquerdinha, aos 13 minutos do primeiro tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luis Ricardo (Ewandro), Antônio Carlos, Edson Silva (Lucas Evangelista) e Álvaro Pereira; Wellington, Rodrigo Caio e Ganso; Osvaldo, Luis Fabiano e Ademilson - Técnico: Muricy Ramalho
ITUANO: Vagner; Dick, Alemão, Anderson Salles e Dener; Josa, Jackson Caucaia, Paulinho (Marcelinho) e Cristian (Gercimar); Esquerdinha (Marcinho) e Rafael Silva - Técnico: Doriva