De um lado, o Goiás se apegando às chances de garantir vaga na Copa Libertadores da América de 2014. Do outro, o Santos cumprindo tabela no encerramento do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, os dois times se enfrentaram pela 38ª rodada da competição nacional, em jogo no Estádio Serra Dourada. No entanto, os santistas inverteram a lógica e venceram por 3 a 0 em Goiânia, frustrando as prestações esmeraldinas.
Curiosamente, com o resultado, os dois times terminaram o Campeonato Brasileiro encostados na tabela. Enquanto o time goiano terminou em sexto lugar, somando 59 pontos, o Santos ficou com a sétima posição, com 57 pontos. Nenhum dos dois irá para a Libertadores.
De maneira um tanto quanto inesperada, diante de um rival bastante desinteressado, o Santos partiu para cima dos goianos e abriu o placar logo aos 5min do primeiro tempo: após cruzamento de Arouca pela direita, Cícero subiu sozinho e cabeceou no canto do goleiro Renan. O Goiás reagiu, mas perdeu a chance de empatar aos 11min, em chute forte de Walter que Aranha defendeu no centro do gol.
O goleiro foi novamente exigido aos 25min, em chute de Eduardo Sasha que parou na manchete do santista. Porém, quando os goianos pareciam crescer no duelo, foi a equipe paulista quem chegou às redes – no caso, em gol aos 45min, na jogada de Thiago Ribeiro que terminou com o chute forte de Montillo da entrada da área.
Ao longo do segundo tempo, a apatia esmeraldina se manteve, enquanto o Santos apertava. Com 15min, Cícero recebeu na entrada da área e bateu cruzado, acertando a trave. Depois, com 32min, Geuvânio recebeu na entrada da área e rolou na esquerda para Montillo, que bateu rasteiro e superou o goleiro do Goiás para dar números finais ao jogo.
O jogo
Antes do pontapé inicial, foi respeitado um minuto de silêncio, em homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que faleceu na última quinta-feira. Nos primeiros instantes da partida, os jogadores das duas equipes ficaram trocando passes, dando sequência aos protestos do Bom Senso FC.
O Santos abriu o placar aos cinco minutos de jogo. Após jogada pela direita, a defesa esmeraldina tirou mal, e Arouca ficou com a sobra. O volante levantou na medida para Cícero, que cabeceou para o fundo das redes. No lance seguinte, o Goiás teve a chance de empatar, mas chute de Dudu Cearense saiu à direita.
Na sequência, aos 18, nova chance: Dudu cobrou falta na cabeça de Rodrigo, que cabeceou tirando de Aranha. Cicinho, em cima da linha, salvou o que seria o gol de empate. Aos 33 minutos, após sobra de escanteio, o zagueiro Rodrigo lançou Hugo na grande área. Em posição duvidosa, o meia apareceu livre atrás dos zagueiros santistas, mas também errou.
O segundo gol santista saiu aos 44 minutos. Emerson avançou pela esquerda e tocou na área para Thiago Ribeiro. O atacante santista protegeu da marcação e rolou para Montillo, que aparecia atrás. O argentino acertou forte chute de primeira no canto direito de Renan.
No segundo tempo, uma falha de Aranha, aos seis minutos, quase proporcionou o primeiro gol ao Goiás. Rodrigo bateu falta com força no meio do gol, o goleiro santista espalmou para o meio da área e, no rebote, Vítor, dentro da pequena área, chutou por cima do travessão.
Aos 14 minutos, Cícero dominou na entrada da área, iludiu a marcação da defesa esmeraldina e finalizou de direita, acertando a trave de Renan. No contra-ataque seguinte, Thiago Ribeiro dominou na ponta esquerda, puxou para o meio e finalizou. A bola passou muito perto do poste esquerdo adversário.
O terceiro gol santista foi marcado aos 32 minutos. Em rápido contra-ataque, Geuvânio recebeu no meio e viu Montillo invadindo a área pela direita livre de marcação. Com um chute cruzado, de primeira, o argentino venceu o goleiro Renan e marcou seu segundo tento na partida.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 0 X 3 SANTOS
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 8 de dezembro de 2013, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock (ambos de SC)
Cartões amarelos: Gustavo Henrique e Durval (Santos)
Cartão vermelho: Hugo (Goiás)
Gols
SANTOS: Cícero, aos cinco minutos do primeiro tempo e Montillo, aos 44 do primeiro tempo e aos 32 do segundo
GOIÁS: Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Dudu Cearense (Ramon), Eduardo Sasha (Roni), Hugo e Renan Oliveira (Welinton Júnior); Walter (Léo Bonatini) - Técnico: Luís Fernando Flores (auxiliar)
SANTOS: Aranha; Cicinho, Gustavo Henrique, Durval e Eugenio Mena (Emerson); Alison (Alan Santos), Arouca, Cícero e Montillo; Geuvânio e Thiago Ribeiro (Everton Costa) - Técnico: Claudinei Oliveira