A República e a Justiça

 

Opinião - 21/11/2013 - 10:04:50

 

A República e a Justiça

 

Mario Eugênio Saturno * .

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

O dia 15 de novembro foi uma data muito importante para o Brasil, marcou o fim da monarquia e o início da República. Isso aconteceu em 1889 e até este ano nada havia marcado tanto esta data.

O presidente Supremo Tribunal Federal (STF) ministro Joaquim Barbosa, parece, resolveu dar um recado à nação, que a instância maior da República é republicana e que neste país tem sim Justiça, e deu a ordem para prender os mensaleiros do poderoso núcleo político. Um juiz negro, oriundo da pobreza, Barbosa resgatou a cidadania perdida dos homens decentes que outro Barbosa, o Rui, apontou há cem anos, não precisam mais ter vergonha de serem honestos. Barbosa, o Joaquim, foi temporal (e provocou imenso temporal nas esquerdas).

“Jus esperneandi”, petistas e “mercenários” estão reclamando pela imprensa e internet da prisão de José Dirceu, Delúbio e Genoino. Consideram-se “presos políticos”. Piada, não? O governo federal é petista há 11 anos, Joaquim Barbosa e a maioria do STF foram escolhidos pelos governos petistas, o Congresso tem maioria governista, e a imprensa é bastante simpática ao governo. Se foram processados é por culpa do Dirceu que armou para Roberto Jefferson que fez a denúncia do Mensalão. É... foi burrice mesmo!

Para quem nunca acreditou que a cúpula do PT fosse para a cadeia, está aí, estão “presinhos da silva” no Penitenciária da Papuda em Brasília, por algum tempo. Não consigo esconder minha satisfação! Em 25 de junho de 2002, em um encontro com Dirceu em Catanduva, o vereador petista Henrique chamou-me para conversar com o Luca Buza, assessor de Dirceu, que não quis saber de minhas denúncias e disse que eu deveria sair do PT. Claro, ele era o chefe!

Enquanto isso, o governo Dilma não faz sua parte. Propaganda não constrói uma nação! Veja-se o vexame nacional, aumento da violência no país! Ocorreram 42 mil homicídios dolosos (quando há intenção de matar) em 2009, 43 mil em 2011, e 47 mil em 2012, um aumento assustador.

E, pior, 14 cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo. A primeira é San Pedro Sula, de Honduras, com uma taxa de 158 homicídios por 100 mil habitantes, em segundo lugar, Juárez, do México, com 147 e, em terceiro, Maceió, capital alagoana, com taxa de 135. Belém, do Pará, em décimo lugar, tem taxa de 78 homicídios/100 mil hab.

Já o número de estupros contra mulheres atingiu a marca de 50,6 mil casos, ou 26,1 por 100 mil habitantes; em 2011 foram 22,1, ou seja, houve aumento de quase 20%. E enquanto o Ministro da Justiça não se pronunciou sobre o assunto, a presidente Dilma Rousseff classificou como alarmantes os números, além de subestimados.

Inacreditável a declaração da Dilma, ela é a presidente há 3 anos e quase nada fez. Exceto mandar seu ministro oferecer ajuda a São Paulo que já tem a melhor polícia do país e a menor taxa de assassinatos. Ela deveria mandar seu ministro organizar e vigiar as fronteiras e combater o tráfico de drogas e armas, principalmente o feito por guerrilheiros de esquerda, enfim, investir no que precisa e não somente em propaganda, porque isso não assusta assassino, nem estuprador.

* Mario Eugenio Saturno (cienciacuriosa.blog.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo