Membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Orlando Morando esteve com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, no Pátio da EMTU/Metra, vistoriando o primeiro ônibus elétrico movido totalmente a baterias.
“O veículo é o primeiro articulado do mundo com esta tecnologia e a operação experimental terá início neste mês de novembro e vai até o segundo semestre de 2014 no Corredor Diadema – São Paulo”, explicou o deputado Orlando Morando.
Em seu discurso, o secretario Jurandir Fernandes agradeceu todo o apoio e atuação do deputado Orlando Morando na Assembleia Legislativa em prol de projetos importantes e inovadores como esse do ônibus elétrico, visando sempre o bem e o conforto da população.
O programa de testes desenvolvidos em parceria com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) e a Mitsubishi Corporation (MC), do Japão, além da concessionária Metra – Sistema Metropolitano de Transportes, tem como objetivo verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da implementação da tecnologia de tração elétrica, totalmente movida a bateria, sem a necessidade de implantação de rede aérea de alimentação.
Os testes serão na Extensão Diadema-Morumbi do Corredor ABD, mas sem carregamento de passageiros. De janeiro a junho de 2014 os usuários do transporte coletivo poderão utilizar o E Bus em operação regular.
EMTU apresenta primeiro ônibus brasileiro movido 100% a bateria
Ônibus elétrico a bateria é apresentado em São Bernardo do Campo - Foto: Rafael Miotto / G1A partir de dezembro, o primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria começará a percorrer, em período de testes, o corredor Diadema-São Paulo da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). O veículo chamado E-Bus foi apresentado nesta terça-feira, 19, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Nesta primeira fase, o ônibus se deslocará sem passageiros. Já entre janeiro e junho de 2014 o veículo começará a transportar usuários no percurso. A capacidade máxima será para cerca de 150 pessoas. Até o final de 2014, pelo menos 30 ônibus elétricos estarão funcionando no corredor. Posteriormente, o projeto será levado ao corredor Jacu-Pêssego.
O E-Bus pode percorrer 200 km com a carga da bateria. De acordo com a Eletra, empresa responsável pela interface de conexão entre o chassi e o sistema elétrico, este é o primeiro ônibus elétrico a bateria com 18 metros de comprimento no mundo. As 14 baterias necessitam de 3 horas para serem recarregadas totalmente.