Brasil derrota a Zâmbia, mas não convence

 

Esporte - 15/10/2013 - 18:29:21

 

Brasil derrota a Zâmbia, mas não convence

 

Da Redação com agências

Foto(s): Getty / AP

 

Jogadores do Brasil comemoram um dos gols na vitória sobre Zâmbia

Jogadores do Brasil comemoram um dos gols na vitória sobre Zâmbia

Luiz Felipe Scolari queria utilizar o amistoso contra a Zâmbia em Pequim nesta terça-feira para fazer algumas experiências na Seleção Brasileira e começou a partida com um time mesclado, mas os testes falharam depois de um empate insosso e sem gols no primeiro tempo. O Brasil só justificou o favoritismo no segundo tempo, com as entradas de titulares como Oscar e Hulk, para confirmar a vitória por 2 a 0 sobre a equipe africana - que não disputará a Copa do Mundo de 2014. 

Os gols do Brasil no amistoso disputado na capital chinesa, no Estádio Ninho de Pássaro, foram marcados por Oscar, aos 14min, e Dedé, aos 21min, em duas jogadas construídas a partir de cobranças de bola parada. A vantagem da Seleção poderia ter sido ainda maior, mas Hulk acertou o travessão aos 15min e Oscar finalizou mal aos 37min. 

Para o duelo contra a Zâmbia, Felipão colocou em campo um Brasil formado por Diego Cavalieri; Daniel Alves, David Luiz, Dedé e Maxwell; Lucas Leiva, Paulinho e Ramires; Lucas, Neymar e Alexandre Pato. O primeiro tempo, porém, explicitou algumas deficiências no time com três volantes e sem um armador de ofício. Mesmo sobrecarregado, Neymar teve duas boas oportunidades (inclusive cobrou uma falta no travessão); Daniel Alves e Ramires também quase marcaram. 

No intervalo, Felipão cancelou alguns desses testes. A Seleção voltou a campo com Oscar, Hulk e Jô nas vagas de Ramires, Lucas e Pato, respectivamente. A pressão verde-amarela sobre os africanos ficou muito mais intensa, e Zâmbia - que chegou até a arriscar alguns chutes contra o gol de Cavalieri no primeiro tempo -, pouco incomodou a zaga pentacampeã mundial. 

O placar foi inaugurado aos 14min, após cobrança de escanteio. O Brasil evitou jogar a bola na área e construiu uma jogada a partir do lado esquerdo do campo até a bola cair no pé de Oscar. O camisa 11 gingou para cima da marcação, arriscou de longe e contou com um desvio na marcação para encobrir o goleiro Mweene. 

Mais leve em campo, o Brasil quase ampliou na jogada seguinte - a Seleção roubou a posse de bola e avançou até Hulk acertar o travessão africano. A vantagem, contudo, foi ampliada aos 21min. Neymar cobrou falta da esqureda e Dedé se sobressaiu pelo alto para desviar de cabeça. 

Com uma folga no placar, Felipão - que já havia feito sua troca de segurança de Paulinho por Hernanes aos 18min - teve mais tranquilidade para testar outros jogadores na Seleção. O zagueiro Henrique substituiu David Luiz e Bernard entrou na vaga de Neymar. A pressão verde-amarela continuou, mas o ataque não conseguiu anotar o terceiro gol.

O Brasil ainda tem mais dois amistosos em 2013: o primeiro será em 15 de novembro, nos Estados Unidos, e o segundo está programado para o dia 19, no Canadá. Os adversários ainda não foram definidos pela CBF. 

A opinião de Felipão

O técnico Luiz Felipe Scolari não gostou da atuação da Seleção Brasileira na partida contra a Zâmbia, que terminou com vitória da equipe verde e amarela por 2 a 0, em duelo realizado no Estádio Ninho de Pássaro, em Pequim (China). Ao todo, o treinador promoveu sete mudanças em relação à equipe que derrotou a Coreia do Sul, pelo mesmo placar, no último sábado. 

"(Não estão aprovados) com louvor não. Estão aprovados desde os amistosos após a Copa das Confederações. Mas hoje não dá para aprovar com louvor", afirmou Felipão, em entrevista à TV Globo. O treinador não se mostrou muito feliz com o desempenho da equipe no setor ofensivo durante a primeira etapa.

Ouça os gols da vitória brasileira na voz de Cledi Oliveira (ESPN)

Lembrando que para o duelo desta terça-feira, ele entrou com Ramires, Lucas e Alexandre Pato como titulares. Os três foram substituídos no intervalo por Oscar, Hulk e Jô, que vinham atuando com mais regularidade na Seleção. "(O jogo) não foi fácil e nós é que tornamos o jogo dificil. Não fizemos os gols no primeiro tempo, deixamos a equipe de Zâmbia evoluir. Quando damos essa oportunidade a uma equipe que é inferior, a gente sofre um pouco mais".

O coordenador técnico Carlos Alberto Parreira preferiu apontar os pontos positivos do confronto. De acordo com ele, as sete alterações na equipe serviram para o processo de formação da equipe. Além de Pato, Lucas e Jô, Felipão entrou na partida com o goleiro Diego Cavalieri, o zagueiro Dedé, o lateral-esquerdo Maxwell e o volante Lucas Leiva entre os titulares. "Acho que é parte do processo. A gente fez sete experiências e o entrosamento ficou prejudicado por isso. Como formação foi ótimo, o processo de formação está em pleno vapor", afirmou Parreira, também à TV Globo.

O juiz chinês Fan Qi gostou do duelo, que foi até os 51 minutos do segundo tempo.

Arquivo Grupo @HORAFelipão orienta equipe na vitória sobre a Zâmbia. Treinador não gostou da exibição da Seleção, principalmente na primeira etapa

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2X0 ZÂMBIA

Local: Estádio Nacional de Pequim (China)

Data: 15 de outubro de 2013, terça-feira

Horário: 8h45 (de Brasília)

Árbitro: Fan Qi‎ (CHN)

Gols:

BRASIL: Oscar, aos 14, e Dedé, aos 20 minutos do segundo tempo

BRASIL: Diego Cavalieri; Daniel Alves, Dedé, David Luiz (Henrique) e Maxwell; Lucas Leiva, Ramires (Oscar) e Paulinho (Hernanes); Lucas Moura (Hulk), Neymar (Bernard) e Alexandre Pato (Jô). -Técnico: Luiz Felipe Scolari.

ZÂMBIA: Mweene; Kabaso (Chisemga), Himonde, Chama e Mbola; Mtonga, Lungu (Musakanya), Mayuka (Chamanga) e Katongo (Musonda); Tembo (Chivuta) e Mulenga (Kola). - Técnico: Patrice Beaumelle.

Oscar celebra o seu segundo gol no tour asiático da seleção brasileira

Oscar celebra o seu segundo gol no tour asiático da seleção brasileira

Lucas Leiva luta pela bola contra Tembo

Lucas Leiva luta pela bola contra Tembo

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo