Novo Focus brigará com Golf e Corolla

 

Autos - 06/10/2013 - 09:01:47

 

Novo Focus brigará com Golf e Corolla

 

Da Redação com Terra

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Novo Ford Focus 2014

Novo Ford Focus 2014

Após alguns anos de espera, o consumidor brasileiro terá oportunidade de comprar um Ford Focus 2014 como o que lidera as vendas globais - apenas nos primeiros seis meses deste ano, foram cerca de 523 mil unidades vendidas segundo dados da Jato Dynamics. Em outubro, a terceira geração do Focus desembarca no Brasil importado da Argentina. Enquanto o hatch, que custará partir de R$ 60.990, tentará manter sua fatia do segmento mesmo diante do novo Volkswagen Golf, o sedã vai encarar de frente Toyota Corolla e Honda Civic, entre outros. 

Com relação ao modelo comercializado atualmente no Brasil, o Focus fica R$ 10 mil mais caro na versão hatch com motor 1.6 l. Além do visual novo, alinhado ao padrão global da marca, a principal diferença no modelo básico (chamado de S) está nos freios com ABS e no sistema Sync de conectividade com o rádio. Embora o preço de entrada seja mais atrativo que o novo Golf (R$ 67.990), o hatch com o propulsor 2.0 l parte de R$ 72.990 (SE) e chega a R$ 87.990 no topo de linha Titanium com pacote Plus (veja itens e preços no final). Além do lançamento da Volks, o Focus hatch tenta manter a liderança diante do Chevrolet Cruze Sport6, Hyundai i30 e Peugeot 308.

Sem a opção de motor de menor tamanho, o sedã será equipado apenas com o 2.0 l e parte de R$ 69.990 com transmissão "automática" PowerShift, duplo airbag, freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, aviso de pressão dos pneus e sistema multimídia de série. O preço é um pouco maior que os dos concorrentes - o Corolla começa em R$ 63 mil e o Civic em R$ 66 mil, ambos com com motor 1.8 l.

De acordo com Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford, a aposta é no diferencial do motor 2.0 l desde a versão de entrada e em equipamentos como estacionamento automático. O objetivo é de pelo menos entrar no chamado "G4" dos sedãs médios mais vendidos - atualmente o Focus é apenas o sétimo. Além dos líderes Civic e Corolla, entram nessa disputa também o Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze, Nissan Sentra e Peugeot 408.

Por fora, os modelos feitos na Argentina mostram um avanço em relação aos atuais, mas ficam "atrasados" quanto a última estilização da aparência global da marca. Isto se deve porque o Focus foi apresentado em 2010 e chegou ao mercado europeu no ano seguinte. A demora estava nos planos estratégicos que privilegiaram o lançamento do EcoSport, Focus e New Fiesta no Brasil, segundo a fabricante. No entanto, o interior, os equipamentos e a motorização ganharam atenção especial para que a sensação seja de um carro moderno.

O hatch tem a opção do motor 1.6 l TiVCT Flex, que também equipa o New Fiesta e desenvolve até 135 cavalos de potência (com etanol), além de dispensar o tradicional "tanquinho" na partida a frio. De acordo com a fabricante, a versão de entrada do carro é capaz de atingir 100 km/h em 11s4 e tem velocidade máxima de 189 km/h. Já o 2.0 l Duratec Direct é o primeiro bicombustível com injeção direta e duplo comando de válvulas variável, entregando até 178 cavalos. Essa combinação leva o Focus a acelerar até 100 km/h em 9s2, mesmo com câmbio Powershift, e alcançar até 206 km/h, nas duas versões de carroceria. 

O desenvolvimento do motor 2.0 l ainda reduziu em cerca de 15% o consumo médio, em relação o modelo anterior, com 6,6/9,6 km/l na cidade e de 8,6/12,6 km/l na estrada com etanol e gasolina, respectivamente, segundo medições do Inmetro/Conpet. Já o propulsor 1.6 l percorre 7,0/10,3 km/l na cidade e 9,3/13,7 km/l na estrada. Na parte de segurança, a Ford espera que o Focus siga os parâmetros das versões europeias e americanas com cinco estrelas nos testes do Latin NCAP. A avaliação ocorre apenas depois que o veículo chega às concessionárias em outubro. 

Assista ao vídeo do novo Ford Focus (vídeo produzido na Argentina) no final da matéria


Confira preços e itens de série do Novo Focus:


Novo Focus Hatch 1.6 S - R$ 60.990

Itens: transmissão manual, duplo airbag, freios ABS com EBD, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema multimídia SYNC com rádio CD/USB, Bluetooth, tela LCD de 3,5 polegadas, controle de áudio no volante, faróis com temporizador, direção elétrica e ar-condicionado 


Novo Focus Hatch 1.6 SE - R$ 63.990

Itens: acrescenta mais dois airbags, tela de 4,2 polegadas, bancos de couro, limitador eletrônico de velocidade, sensor de estacionamento traseiro


Novo Focus Hatch 2.0 SE - R$ 72.990

Itens: acrescenta transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, avisode pressão dos pneus, rodas de 17 polegadas


Novo Focus Hatch 2.0 SE Plus - R$ 75.990 

Itens: acrescenta total de seis airbags, mais chave com sensor de presença e partida sem chave, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro


Novo Focus Hatch 2.0 Titanium - R$ 79.990

Itens: acrescenta câmera de ré, multimídia com tela de 8 polegadas, GPS e rodas de liga leve exclusivas


Novo Focus Hatch 2.0 Titanium Plus - R$ 87.990

Itens: acrescenta faróis de xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições 


Novo Focus Sedan 2.0 S - R$ 69.990

Itens: duplo airbag, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus, rodasde 16 polegadas, SYNC Media System com tela de 3,5 polegadas, controle de áudio no volante, direção elétrica e ar-condicionado 


Novo Focus Sedan 2.0 SE - R$ 74.990

Itens: acrescenta bancos em couro, quatro airbags no total, tela multimídia de 4,2 polegadas, controle de cruzeiro, rodas de 17 polegadas e sensor de estacionamento traseiro


Novo Focus Sedan 2.0 SE Plus - R$ 77.990

Itens: acrescenta total de seis airbags, mais chave com sensor de presença e partida sem chave, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro


Novo Focus Sedan 2.0 Titanium - R$ 81.990

Itens: acrescenta sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, som com nove alto-falantes e navegação por GPS


Novo Focus Sedan 2.0 Titanium Plus - R$ 89.990

Itens: acrescenta faróis de xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições 

Novo Ford Focus 2014

Novo Ford Focus 2014

Novo Ford Focus 2014

Novo Ford Focus 2014

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo
&image=http://www.dailymotion.com/thumbnail/video/x15m92w_novo-ford-focus-2014_auto" allowfullscreen>