São Paulo empata com U. Católica pela Sul-Americana
Da Redação com agências
Foto(s): Terra
Luís Fabiano tinha marcado o primeiro gol, que foi seu centésimo no Morumbi
Atual campeão da Copa Sul-Americana, o São Paulo não fez jus ao título e teve uma estreia ruim, no Estádio do Morumbi, pelas oitavas de final. O time tricolor até saiu na frente no placar, com o 100º gol de Luiz Fabiano no estádio, mas ficou no empate por 1 a 1 com a Universidad Católica. Agora o duelo será decidido dia 23 de outubro. Os chilenos terão a vantagem de jogar em casa por um empate sem gols. O time que se classificar vai enfrentar o vencedor do duelo entre Bahia e Atlético Nacional.
O São Paulo foi muito superior no começo do jogo no Morumbi. O time chileno ameaçou pressionar a saída de bola adversária, mas isso só serviu para dar espaço ao time tricolor, que logo conseguiu seu gol: Luís Fabiano puxou uma tabela com Ganso pela direita e acertou uma "bomba", que ainda tocou no travessão antes de explodir como um golaço.
Apesar de diminuir o ritmo após o gol, não parecia que o São Paulo sofreria qualquer susto no primeiro tempo. Porém, aos 41min, Castillo apareceu livre na área e, após tentativa de Mirosevic, empatou o jogo para a Católica.
Ceni lamenta resultado ruim para o São Paulo em casaFoto: Terra
O autor do gol chileno teve outra chance de marcar logo no começo do segundo tempo, aos 4min, mas chutou para fora de dentro da pequena área. O lance foi um indício de como o São Paulo teria dificuldades até o final da partida, até porque passou a errar muitos passes e subir para o ataque de forma desordenada.
Apesar de não criar chances de gol, o São Paulo pelo menos soube evitar os outros contra-ataques do time chileno. O único susto aconteceu aos 42min, após cruzamento em que Rafael Tolói e Antonio Carlos se trombaram. Mas a Universidad não aproveitou para marcar, mesmo com dois jogadores a mais na área. A última emoção veio em uma cobrança de falta de Rogério Ceni, que foi desviada com perigo por Antônio Carlos, mas para fora.
O jogo
Muricy decidiu poupar alguns de seus titulares e não colocou Rodrigo Caio, Jadson e Welliton em campo - Denilson também ficou fora, por lesão. O time mesclado do São Paulo parecia ser suficiente para o tímido adversário, vice-líder do Campeonato Chileno,
Aos 17 minutos do primeiro tempo, Luis Fabiano recebeu belo passe de Ganso e acertou um chute indefensável de dentro da área. A bola bateu no travessão antes de morrer na rede. Foi o 100° gol do atacante pelo São Paulo no Morumbi em 123 jogos disputados. No total ele marcou 176 vezes em 256 atuações com a camisa tricolor. Mas os mandantes foram surpreendidos aos 40 da etapa inicial. Após cruzamento pela direita de Alvarez, Mirosevic furou, e ainda deu tempo de Castillo chutar para o gol.
Muricy apelou para Jadson e Osvaldo no segundo tempo, só que não surtiu efeito. O São Paulo repetiu os erros mostrados no Brasileirão, exagerou nos passes errados e pouco levou perigo à meta dos chilenos, que voltaram para casa com um bom resultado.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 26 de setembro de 2013, quinta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Darío Ubriaco (URU)
Assistentes: Carlos Pastorino (URU) e Carlos Changala (URU)
Público: 12.342 pagantes
Renda: R$ 194.995,00
Cartões amarelos: Maicon e Wellington (São Paulo); Álvarez, Andía, Parot, Ríos e Castillo (Universidad Católica)
Gols:
SÃO PAULO: Luis Fabiano, aos 17 minutos do primeiro tempo
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Castillo, aos 40 minutos do primeiro tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi e Antônio Carlos; Douglas (Jadson), Wellington (Fabrício), Maicon, Ganso e Reinaldo; Aloísio (Osvaldo) e Luis Fabiano Técnico: Muricy Ramalho
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Cristopher Toselli, Cristián Álvarez, Hanz Martínez, Enzo Andía e Alfonso Parot; Fernando Meneses (Sepulveda), Tomás Costa, Milovan Mirosevic e Fernando Cordero; Michael Ríos (Ismael Sosa) e Nicolás Castillo Técnico: Martín Lasarte
Castillo marcou o gol do empate, para desespero da defesa são paulina
Muricy Ramalho apostou em Osvaldo a Jadson para mudar o jogo, mas nenhum deles correspondeu