A Schering-Plough Indústria Farmacêutica Ltda., comunicou no domingo, 1/9, o recolhimento, no mercado nacional, das amostras grátis (48.496 unidades) do creme vaginal Ovestrion creme, 7,5g, do lote 28806.
No comunicado a empresa informa que dois lotes do produto apresentaram resultados positivos nos testes microbiológicos de liberação à venda. O uso alguma unidade desses lotes pode, potencialmente, causar infecção vaginal ou vaginite. Informa ainda, que embora não tenha evidências de contaminação do medicamento no Brasil, uma vez que o teste microbiológico e reteste foram negativos, decidiu fazer o recolhimento preventivamente.
A empresa recomenda que o paciente interrompa imediatamente o uso do produto que esteja dentro do lote mencionado e que consulte seu médico sobre a continuidade do tratamento. A devolução das unidades do referido medicamento deverá ser feita diretamente à Schering Plough, sem custo ao consumidor. Para isso, a empresa disponibiliza o telefone 0800 701 43 25 e o site www.msdonline.com.br para orientações mais detalhadas.
O Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
|