O deputado estadual Orlando Morando, juntamente com o governador Geraldo Alckmin, visitaram, nesta sexta-feira (30/08), as obras do monotrilho da Estação Oratório. Durante a visita, Alckmin anunciou a expansão da Linha 15-Prata, que sairá do Ipiranga, permitindo a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), chegando à Cidade Tiradentes. "Isso atende melhor o usuário, distribui a demanda para não ter uma superlotação aqui em Vila Prudente", disse Alckmin.
O governador também apresentou o veículo que vai permitir que os técnicos da obra instalem as barras de alimentação de energia, dos futuros trens, sem que a Avenida Anhaia Mello seja fechada para o trânsito.
O primeiro trecho da Linha 15-Prata do Metrô, com extensão de 2,9 km, é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório. Fará integração com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente. A linha terá um prolongamento de 2,2 quilômetros e permitirá que o fluxo de passageiros seja redistribuído, aumentando a opção aos moradores do Bairro Ipiranga.
O projeto funcional da extensão já foi contratado e o prolongamento de 2,2 quilômetros permitirá uma redistribuição do fluxo de passageiros da estação Vila Prudente, aumentando a opção aos moradores do Bairro do Ipiranga.
"Nós teremos aqui na Linha-15 o primeiro monotrilho de São Paulo, e do país, cada trem tem sete carros, aqui vai ter 54 trens, 378 carros. Cada trem transporta mil passageiros", explicou o governador. A estimativa é que a linha atenda 13.300 usuários por dia, sendo 48 mil usuários por hora e sentido com intervalo entre trens de 90 segundos.
A previsão é que em setembro cheguem os primeiros trens, que serão montados no pátio Oratório, em outubro comecem os testes e em janeiro as estações de Oratório e Vila Prudente sejam entregues.
Obras vão até Cidade Tiradentes
A Linha 15-Prata seguirá de Oratório a São Mateus, com oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. As obras estão a todo vapor, com 1.380 operários trabalhando nas fundações, pilares e capitéis da estrutura do monotrilho. Além disso, já foram lançadas 365 vigas, restando ainda 314 até São Mateus.
O último trecho da linha vai ligar São Mateus à Cidade Tiradentes, com sete estações: Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
A Linha 15-Prata completa vai de Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes e terá 26,6 km de extensão, 18 estações e dois pátios de estacionamento de trens. O investimento é de R$ 5,5 bilhões.
|