Datafolha: Intenção de voto em Dilma sobe

 

Politica - 11/08/2013 - 09:03:32

 

Datafolha: Intenção de voto em Dilma sobe

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Presidente Dilma e o ex-presidente Lula

Presidente Dilma e o ex-presidente Lula

A presidente Dilma Rousseff recuperou parte da intenção de voto e da popularidade afetada pela onda de protestos realizados em todo o País, mas não a ponto de ser eleita no primeiro turno da eleição presidencial de 2014, informa uma pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado.

O único nome testado na pesquisa capaz de se eleger no primeiro turno é o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu 51% das intenções de voto. A pesquisa, publicada no site do jornal Folha de S. Paulo, mostra que Dilma detém 35% das intenções de voto, depois de uma queda para 30% no final de junho.

Se a eleição presidencial fosse hoje, a presidente disputaria o segundo turno com a ex-senadora Marina Silva, beneficiada por um aumento de 23% para 26% das intenções de voto. Marina tenta construir seu próprio partido, a Rede Sustentabilidade.

Realizada entre os dias 7 e 9 deste mês, a pesquisa contou com 2.615 entrevistas. Brancos, nulos, nenhum ou indecisos somam 18% das respostas.

O tucano Aécio Neves perdeu 4 pontos percentuais nas intenções de voto, de 17% para 13%, desempenho semelhante ao de seu colega do PSDB, José Serra, testado pela primeira vez na pesquisa. Eduardo Campos (PSB) variou de 7% para 8% das intenções de voto.

Popularidade

A mesma pesquisa mostrou que a popularidade de Dilma Rousseff teve uma ligeira recuperação desde o final de junho, quando o País vivia uma onda de manifestações.

A pesquisa mostra que 36% dos entrevistados consideram a gestão de Dilma boa ou ótima, contra um percentual de 30% alcançado na sondagem anterior, divulgada no final de junho. Em março, melhor momento da presidente, o índice chegava a 65%.

A aprovação é maior entre os que ganham até dois salários mínimos (41%), e tem o menor índice entre os que ganham mais de dez salários (29%).

O grupo que avalia a administração de Dilma como ruim ou péssima somou 22%, ante 25% na avaliação anterior do Datafolha. Aqueles que consideram sua gestão regular representaram 42%, avanço de um ponto percentual ante a última amostra.

O desempenho do governo Dilma na área econômica também foi mais bem avaliada, com aprovação subindo de 27% para 30%.

Cenários Datafolha Agosto 2013

​Fonte: Datafolha - Folha de São Paulo

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo