Pesquisa: 51% dos usuários no Brasil usam mensagens instantâneas

 

Informática - 09/08/2013 - 11:16:27

 

Pesquisa: 51% dos usuários no Brasil usam mensagens instantâneas

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

As pessoas estão se adaptando para os negócios também. Empresas que não tem sistema de teleconferência utilizam esse sistema como opção de negócios

As pessoas estão se adaptando para os negócios também. Empresas que não tem sistema de teleconferência utilizam esse sistema como opção de negócios

O hábito de se comunicar pela internet utilizando mensagens instantâneas, ou mesmo chamadas de vídeo, se consolidou no Brasil com o advento da banda larga e segue uma tendência de crescimento sem volta, de acordo com um estudo promovido pela Ericsson, em seu departamento de análise do comportamento dos usuários no País. 

De acordo com o levantamento produzido pela empresa, a troca de mensagens instantâneas, por meio de chats ou redes sociais, via internet já é utilizada por 51% dos usuários nacionais – foram entrevistadas 1,8 mil pessoas online pelo País, e os adeptos têm, em geral, entre 20 e 24 anos. Além disso, 40% dos participantes utilizam chamadas de voz pela internet, e outros 31%, chamadas de vídeo. 

"Tem ainda um outro fator importante que é a proximidade das pessoas. Só vou te incomodar se você estiver online, foi o que 14% responderam. Acho que esse é o principal fator: eu posso ver se você está online. Além disso, existe o caráter instantâneo", explicou o especialista da área de consumo da Ericsson para América Latina e Caribe, André Gualda. 

A estrutura para as chamadas de voz, no caso em múltiplas escolhas, envolve laptops (82%), tablets (91%) e desktops (80%). Os smartphones respondem por 77%. "Nem todo mundo tem smartphone ainda, mas a tendência é que até 2017 isso cresça até 50%", reforçou Gualda. 

A cerca das ligações feitas via internet, em geral, utilizando o programa Skype, apenas 30% das chamadas no Brasil são feitas desta maneira, o que não esconde, entretanto, o fato de que esse serviço não é estritamente utilizado para falar com quem está no exterior. "Percebemos que 80% das pessoas falam com os amigos, ou pessoas próximas, dentro do Brasil mesmo", ressaltou. 

"Outra fator importante é que as pessoas estão se adaptando para os negócios também. Empresas que não tem sistema de teleconferência utilizam esse sistema como opção de negócios, o que facilitou a comunicação em termos de investimento", finalizou. 

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo