São Caetano tem o 1º melhor IDHM do Estado, veja ranking em SP
Da Redação com agências
Foto(s): G1
Gráfico do IDHM no Brasil - 2013
Maior cidade do País, com mais de 10 milhões de habitantes, e sétima capital administrativa com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) - (link alternativo), de acordo com a metodologia usada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), no estudo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 e administrada por Fernando Haddad, PT, divulgado nesta segunda-feira, São Paulo ocupa no Estado apenas o 14º lugar, atrás de diversas cidades do interior, litoral e região metropolitana.
De acordo com o estudo, São Caetano do Sul, na região do Grande ABCD - o município com maior IDMH do País (0,862) - é seguido da cidade de Águas de São Pedro, no interior do Estado, com 0,854. Logo na sequência estão Santos (0,840), no litoral, Jundiaí (0,822) e Valinhos (0,819).
Santo André (IDHM 0,815) aparece na 7ª colocação, enquanto que São Bernardo do Campo, também administrado pelo PT sob o comando de Luiz Marinho, aparece também na 14ª colocação empatada com a capital paulista com IDHM de 0,805.
Com 0,805 de IDHM, a capital está próxima do limite mínimo (0,800) para ser considerada com índice de desenvolvimento muito alto, e distante da ponta da tabela no Estado.
Consulte abaixo o IDHM de sua cidade
IDHM médio nas cidades com menor índice
Na cidade com menor índice de desenvolvimento em São Paulo, Ribeirão Branco (0,639), a avaliação, de acordo com os parâmetros da PNUD, é média. Apesar da distância do topo da lista, o município possui larga vantagem em relação ao pior avaliado, Melgaço, no Pará, com 0,418.