Com a realização de mutirões no Hospital Municipal Irmã Dulce e o gerenciamento informatizado de agendamentos de procedimentos e consultas, Praia Grande conseguiu, de janeiro a junho deste ano, reduzir em 86% a fila de espera das cirurgias eletivas (não emergenciais) em especialidades que contavam com grande demanda. Em agosto e setembro ocorrerão mutirões voltados a área pediátrica, o que resultará em um índice ainda menor. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e Fundação ABC, responsável pelo gerenciamento do Complexo de Saúde Irmã Dulce (que reúne ainda o Pronto-socorro Central).
Os mutirões atendem apenas pacientes encaminhados para cirurgias eletivas pela rede municipal após avaliação médica, pelo sistema de pré-agendamento. A Sesap informa que os procedimentos e cirurgias de alta complexidade são de responsabilidade e regulação do Governo Estado.
De acordo com o subsecretário de Assuntos Técnicos Assistenciais da Sesap, Rodrigo França Gomes, os mutirões e um sistema informatizado com práticas gerenciais modernas funcionaram como fatores fundamentais de transparência para população no acesso aos serviços.
A iniciativa partiu do secretário municipal de Saúde, Francisco Jaimez Gago, seguindo determinação do prefeito Alberto Mourão para tornar mais ágil o atendimento aos munícipes que necessitam passar por cirurgias eletivas. "Foram ações dinâmicas da nova gestão que tinham como objetivo reduzir o tempo de espera da população. O Hospital Irmã Dulce também teve papel fundamental porque determinou o aumento da oferta de vagas. Com os mutirões, saltamos de 60 cirurgias eletivas mês para cerca de 280”, analisou França.
Os mutirões semanais envolveram cirurgias de esterilização de homens e mulheres, respectivamente vasectomias e laqueaduras, encaminhados pelo Programa Municipal de Planejamento Familiar e que estão em consonância à lei que dispõe sobre o assunto. As cirurgias plásticas e gerais também receberam esquema especial. “Os procedimentos relacionados ao planejamento familiar (vasectomia e laqueadura) foram zerados”.
Procedimento - De acordo com o protocolo estabelecido entre o Irmã Dulce e a Sesap, o agendamento dos pacientes da rede encaminhados para cirurgias eletivas é no Cemas. No local, as guias são preenchidas, os pacientes avaliados e os exames pré-operatórios solicitados e executados. Concluída essa fase, eles são informados sobre o agendamento das datas das cirurgias para comparecer ao complexo.
|