Pesquisa do Datafolha feita nesta semana divulgada parcialmente neste sábado indica que as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff, caso ele se candidate à reeleição, caíram 21 pontos percentuais em relação a uma pesquisa similar realizada no início deste mês. Segundo o instituto, em um cenário com Dilma, Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), a presidente tinha 51% das intenções de voto nos dias 6 e 7 deste mês. Mas na nova pesquisa, o número caiu para 30%. Os dados foram divulgados pela Folha Online e serão publicados na edição de domingo da Folha de S.Paulo.
Provável adversário da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou, no sábado, 29, que a queda da popularidade da presidente mostrada na última pesquisa Datafolha é um reflexo de uma insatisfação dos brasileiros com a classe política em geral. Num tom cauteloso, Aécio declarou, por meio de nota, que a população está reagindo à falta de respostas efetivas aos problemas enfrentados ao longo de anos e que o quadro deve ser analisado com humildade e responsabilidade por todos.
Segundo a pesquisa, Marina subiu de 16% para 23%, Aécio de 14% para 17% e Campos de 6% para 7%. O Datafolha entrevistou 4.717 pessoas em 196 cidades na quinta e sexta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Neste sábado, o instituto já havia divulgado que a popularidade da presidente havia caído de 57% para 30%.
|