Uma ferramenta online disponibilizada nesta sexta-feira tenta medir as principais reivindicações dos protestos que levaram milhares de brasileiros às ruas nesta semana. O site Causa Brasil varre as redes sociais pela ferramenta de monitoramento Seekr, buscando termos ligados às manifestações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+.
A plataforma é abastecida de hora em hora, e a busca dos termos das reivindicações é feita em torno das 100 principais hashtags usadas pelos manifestantes na rede social. Até agora, mais de 500 mil menções foram analisadas pela ferramenta.
A análise das redes sociais iniciou no dia 17 de junho, marco das manifestações pelo País, e mostra a evolução das reivindicações dos manifestantes nas redes sociais desde esta data (controle deslizante abaixo do gráfico).
Pode-se perceber que mudam os percentuais e o foco das menções, mas o objetivo final é demarcado pela insatisfação com as ações dos representantes que, obviamente, seriam os diretamente responsáveis pelo descontentamento popular.