Emerson substituiu Chicão, chamou a responsabilidade e resolveu a vitória do Corinthians por 1 a 0, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro
O Corinthians jogou pior que a Ponte Preta neste sábado, viu a derrota de perto no Estádio do Pacaembu, mas conseguiu sair com a vitória graças à estrela de um atacante: Emerson saiu do banco aos 27min e, logo depois, marcou o único gol do jogo, decidindo a vitória para o time da casa. Com isso, os corintianos ficam com cinco pontos, enquanto a equipe de Campinas estacionou com três.
Empolgado pela torcida, o Corinthians já assustou no primeiro lance, em que Alexandre Pato driblou dois na entrada da área e foi travado logo depois. Mas isso não significou que o time da casa teria tranquilidade. A Ponte avançou a marcação e mostrou qualidade para equilibrar a partida no primeiro tempo. Aos 14min, por exemplo, após escorada de William, Chiquinho emendou um "tiro" para o gol, mas Cássio conseguiu pular e defender.,
Sem conseguir furar o bloqueio da Ponte, os corintianos passaram a arriscar de longe, mas Ralf e Pato não tiveram sucesso com essa estratégia. A Ponte também errou muitos passes e por isso o primeiro tempo acabou morno e sem gols.
Emerson (à esq.) mostrou estrela e decidiu o jogo em seu primeiro lanceFoto: Djalma Vassão / Gazeta Press
Mas o clima esquentou já no primeiro minuto da etapa final: foi quando Chiquinho entrou na área pela esquerda e acertou bom chute cruzado que só parou na trave. A Ponte estava melhor em campo, e Tite até tentou trocar Douglas por Romarinho, mas nada parecia funcionar para o Corinthians.
Aos 21min, Artur soltou uma "bomba" em cobrança de falta para Ponte Preta, e outra vez Cássio teve que salvar. Três minutos depois, Cicinho também perdeu uma chance clara de gol, mas o juiz marcou impedimento no lance.
Com a situação complicada, Tite fez uma substituição ousada que resolveu os problemas do Corinthians: Chicão saiu, Ralf virou zagueiro, e Emerson saiu do banco para fazer uma jogada individual na área e abrir o placar no Pacaembu.
O gol esfriou de vez as tentativas da Ponte Preta, que passou a ser dominada pelo bom toque de bola do Corinthians. Tite ainda desfez a troca ofensiva, já que colocou Felipe no lugar de Alexandre Pato. A Ponte, mesmo já cansada, chegou com perigo aos 43min, mas Artur cruzou para fora e, dessa forma, o jogo acabou mesmo com festa corintiana.
Ficha técnica
CORINTHIANS 1 x 0 PONTE PRETA
Gols
CORINTHIANS: Emerson, aos 29min do 2º tempo
CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Chicão (Emerson), Gil e Fábio Santos; Romarinho (Douglas), Ralf, Guilherme e Danilo; Pato (Felipe) e Guerrero
Treinador: Tite
PONTE PRETA: Edson Bastos; Cicinho (Everton Santos), Cleber, Ferron e Rodrigo Biro; Baraka, Magal, Fernando e Chiquinho (Artur); Rildo (Roger Gaúcho) e William
Treinador: Guto Ferreira
Cartões amarelos
CORINTHIANS: Guilherme
Árbitro
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Local
Estádio do Pacaembu
Tite orienta, aos berros, o Corinthians contra Ponte
Guerrero também terminou mais um jogo sem fazer gol, comprovando a má fase dos centroavantes corintianos