Cerca de 20 pessoas fizeram parte da turma de maio que participou do curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos. A formatura do grupo ocorreu na sexta-feira (24), na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. Ao final da capacitação, os aprovados receberam uma cartilha com questões relacionadas ao tema como manuseio e higiene, compra, armazenagem, forma de preparo e todo o processo até o produto final chegar ao consumidor. A iniciativa é desenvolvida gratuitamente pela Divisão de Vigilância Sanitária/Segurança Alimentar da Sesap.
De acordo com a nutricionista da Vigilância, especialista em segurança alimentar, Maria Cristina de Freitas Sousa, o perfil dos participantes no curso vem se modificando ao longo dos anos. “O que me deixa ainda mais motivada é que as pessoas buscam participar do curso antes de iniciarem as atividades de seus comércios. É cada vez maior a procura por proprietários de estabelecimentos”.
A nutricionista confirmou que já está aberto o período de inscrições para o curso que ocorrerá em junho. Informações podem ser obtidas através do telefone: 3496-2432 ou na sede da Sesap (Avenida Presidente Kennedy, n° 8.850).
O novo perfil de participante se encaixa perfeitamente ao comerciante José Aparecido. Em junho ele inaugurará a Espetinhos São Rafael. Mas antes mesmo de abrir as portas, procurou informações e conhecimento para atender da melhor forma possível sua clientela. “É sempre bom se aperfeiçoar e adquirir conhecimento. Já estou no ramo e agora trago uma nova proposta nesse segmento para Praia Grande. Quem ganha com esse curso oferecido pela Sesap é a população, que terá serviço com qualidade”, disse o comerciante.
A cozinheira Eliana de Lara Domingues, residente no Bairro Melvi, trabalha em uma casa de repouso para idoso. A nutricionista do estabelecimento indicou a capacitação. Animada, a profissional não pensou duas vezes e fez a inscrição. “Por conta do serviço que realizo, já sabia a parte prática, mas não a teórica. Levarei muita coisa que aprendi para meu trabalho e também para casa. Todos devem saber que trabalhar com alimentação é coisa séria e não podemos falhar”, afirmou a cozinheira.
Certificado - No encerramento de cada etapa, ocorre a entrega de certificado de Capacitação no Treinamento de Manipulador de Alimentos para todos que tiverem 100% de frequência às aulas. O documento está previsto na legislação municipal. Os participantes são obrigados a cumprir carga horária total de oito horas divididas em quatro dias de curso.