Vacinação contra a gripe em S. Bernardo atinge a meta, exceto com gestantes, e prossegue até dia 29

 

ABCD - 24/05/2013 - 09:49:26

 

Vacinação contra a gripe em S. Bernardo atinge a meta, exceto com gestantes, e prossegue até dia 29

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A meta de 80% de imunização dos grupos de risco, recomendada pelo Ministério da Saúde, já foi atingida, com exceção das gestantes

A meta de 80% de imunização dos grupos de risco, recomendada pelo Ministério da Saúde, já foi atingida, com exceção das gestantes

A vacinação contra a gripe em São Bernardo do Campo atingiu um dos maiores índices de cobertura dos últimos anos. A meta de 80% de imunização dos grupos de risco, recomendada pelo Ministério da Saúde, já foi atingida, com exceção das gestantes. A campanha segue até o dia 29. A Secretaria de Saúde do município irá agora intensificar a busca ativa das grávidas acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de tentar captar também as que fazem acompanhamento pré-natal na rede privada de saúde.

De acordo com o último boletim da Vigilância Epidemiológica da cidade (dados atualizados até 15 de maio), já foram vacinadas 128.550 pessoas. A cobertura das crianças com menos de 2 anos chegou a 81,73%, com 13.483 vacinações; entre as puérperas (até 45 após o parto ou perda do feto), a adesão atingiu 110%, com 5.340 vacinas aplicadas; e no grupo dos portadores de doenças crônicas, no qual não há meta definida, foram 30.630 pessoas vacinadas. 

A campanha já imunizou 63.347 idosos, o que representa 80,31% de cobertura, a maior registrada desde 2008. A imunização de trabalhadores da saúde teve um salto significativo devido à capacitação de profissionais de saúde da rede privada para a aplicação de vacina entre os trabalhadores da saúde suplementar (hospitais particulares e grandes ambulatórios de planos de saúde). Foram vacinados 14.251 trabalhadores da saúde, chegando a 105,27% de cobertura.

Abaixo da meta - Apenas entre o grupo das gestantes a participação ainda está aquém da meta, com 5.340 vacinações, o que representa 64,74% de cobertura. A estratégia é intensificar a visita de agentes comunitários de saúde aos domicílios de gestantes acompanhadas pelas UBSs para identificar as que ainda não se vacinaram.

Entretanto, a maior dificuldade tem sido com as que fazem acompanhamento médico na saúde suplementar. As autoridades de saúde do município vão definir estratégias para atingir esse público.  

Em todo caso, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Candida Kirschbaum comemora o resultado da campanha, visto que em anos anteriores foi preciso estender a vacinação por vários meses para atingir a meta de 80% de cobertura e nem sempre isso foi possível.  

Os cuidados com a transmissão da gripe devem prosseguir, segundo a Vigilância Epidemioló-gica, porque o município conta com 26 casos confirmados da gripe Influenza A H1N1 (gripe suína) e cinco óbitos. As medidas preventivas referem-se principalmente às questões de higiene pessoal. Caso a pessoa apresente os sintomas da gripe, com febre alta (acima de 38 graus) e tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo