A meta perseguida pelo governo é de 4,5%, com tolerância de dois pontos porcentuais para cima e para baixo - intervalo entre 2,5% e 6,5%. |
Após semanas demonstrando otimismo, o mercado financeiro voltou a aumentar a previsão de inflação para 2013. Segundo analistas do setor consultados semanalmente pelo Banco Central (BC), os preços devem ficar 5,8% mais altos neste ano, contra previsão anterior de 5,71%.
A estimativa de inflação para 2013 é igual à de 2014, que não foi alterada pelos analistas de mercado. A meta perseguida pelo governo é de 4,5%, com tolerância de dois pontos porcentuais para cima e para baixo - intervalo entre 2,5% e 6,5%.
Segundo informações do Boletim Focus, que concentra as previsões de mercado, os analistas apostam que a alta será impulsionada pelos chamados "preços livres", ou seja, aqueles definidos pela concorrência natural do mercado. Isso porque os economistas reduziram a previsão de alta dos chamados "preços administrados", cujos aumentos são controlados pelo governo.
|