Morreu na noite de segunda-feira, em São Paulo, o ex-presidente da Volkswagen do Brasil Wolfgang Sauer. O alemão naturalizado brasileiro presidiu a empresa de 1973 a 1989, época em que a montadora lançou no País modelos como o Gol, Voyage, Parati, Saveiro, Santana e Passat.
De acordo com a Volkswagen, Sauer foi responsável por levar a montadora ao Iraque e fechar um dos maiores acordos de exportação de um único modelo, o Passat. Ele também criou durante sua gestão o consórcio Volkswagen e o banco Volkswagen.
Além disso, foi na gestão de Sauer que a Volkswagen do Brasil iniciou suas operações na China, nos anos 1990, movimento que está na gênese o processo que tende a levar a Volkswagen ao posto de maior produtor mundial de veículos, além de ser sua a ideia de implantar no Brasil uma linha de produção de caminhões, em 1991.
Sauer também foi articulador da criação da Autolatina - união das operações da Volkswagen e da Ford no Brasil e Argentina; e incentivador do desenvolvimento do motor movido a etanol, diante da crise do petróleo dos anos 1970.