A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande divulgou, na manhã de quinta-feira (11), o calendário de vacinação contra a gripe Influenza. A partir do próximo dia 15 de abril terá início o período de imunização na Cidade. Quem se enquadrar no perfil da vacina, como idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes e outros, pode tomar a dose em qualquer uma das vinte unidades de saúde básica do Município. A campanha segue até o dia 26 de abril.
Além de idosos (a partir de 60 anos), gestantes, mulheres em período pós-parto (com até 45 dias) e portadores de doenças crônicas, também devem receber a vacina crianças com idade acima de seis meses e menores de dois anos, assim como profissionais da área de saúde. A meta é vacinar 80% do público-alvo da campanha, que em Praia Grande é de 54.359 munícipes.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Jaqueline Mariano, acredita que a mobilização apresentará bons resultados. “A previsão é conseguir uma boa cobertura vacinal e atingir a meta, como nos anos anteriores. Pedimos à população que faz parte do grupo prioritário que procure a vacina, principalmente os idosos, que correm riscos maiores em decorrência de complicações da gripe”, salientou.
Para receber a vacina, gestantes devem comparecer às unidades de saúde munidas com sua carteirinha. Portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica. Pacientes acamados que se enquadrem no público-alvo da campanha devem agendar visita com Usafa próxima à residência do paciente) ou através dos telefones 3496-2433 e 3496-2449.
Idosos – Idosos internados em instituições públicas e particulares de Praia Grande receberão a visita de postos volantes. Além das unidades básicas de saúde, idosos com idade acima de 60 anos que frequentam os espaços Conviver do Município ganharão um dia especial para receberem a vacina em suas unidades de atividade.
A Associação dos Aposentados e Pensionistas e o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande também terão um dia especial para vacinação de idosos. Confira o cronograma:
- Conviver Guilhermina – 18 de abril
- Conviver Boqueirão – 19 de abril
- Conviver Ocian – 20 de abril
- Conviver Caiçara – 22 de abril
- Associação dos Aposentados e Pensionistas – 20 de abril
- (Rua Oswaldo de Oliveira, 325 – Boqueirão)
- Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Praia Grande – 20 de abril
- (Avenida Brasil, 600, Boqueirão, Edifício Beatrix, 9º andar)
Dia D – No dia 20 de abril, sábado, todas as unidades de saúde básica de Praia Grande abrirão especialmente para a campanha de vacinação. Vale lembrar que a partir de 15 de abril até o dia 26, todas as Usafas Multiclínicas estarão vacinando em seu horário normal de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Saiba qual a unidade de saúde mais próxima de sua residência:
- Multiclínica Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 2.929
- Multiclínica Boqueirão - Av. Presidente Kennedy, s/nº
- Multiclínica Tupi - Rua Meinacos, 94
- Usafa Anhangüera - Rua Josefa Alves de Siqueira, 648
- Usafa Caiçara – Rua São José, 700
- Usafa Forte – Avenida Rio Branco s/nº
- Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, 1.717
- Usafa Melvi – Rua João Caetano, 101
- Usafa Mirim - Rua Guilherme Penteado de Campos, 44
- Usafa Ocian - Avenida dos Sindicatos, 635, esquina com a Avenida Pres. Kennedy
- Usafa Quietude – R. Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, s/nº
- Usafa Real - Rua das Begônias, 453
- Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio, s/nº
- Usafa Samambaia - Av. Araucária s/nº
- Usafa São Jorge - Av. do Trabalhador, 4.242
- Usafa Solemar - Av. Presidente Kennedy, 8.021
- Usafa Tude Bastos - Rua Maria Luíza Lavalle, 68
- Usafa Tupiry II - Rua Idelfonso Galeano, 368
- Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, 46
- Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Candido da Silva s/nº
Influenza - A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco (crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia.
Os casos graves da doença evoluem para a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) podendo levar até mesmo ao óbito. A vacinação tem como objetivo reduzir a ocorrência desses casos.
|