Corinthians vence San Jose e garante 1º lugar no grupo 5 da Libertadores

 

Nacional - 10/04/2013 - 11:22:23

 

Corinthians vence San Jose e garante 1º lugar no grupo 5 da Libertadores

 

Da Redação com agências

Foto(s): Terra

 

Romarinho comemora gol com Guerrero; ataque corintiano mostrou bom futebol e foi fundamental na vitória por 3 a 0 diante do San Jose que garantiu ao time o primeiro lugar de seu grupo na Libertadores

Romarinho comemora gol com Guerrero; ataque corintiano mostrou bom futebol e foi fundamental na vitória por 3 a 0 diante do San Jose que garantiu ao time o primeiro lugar de seu grupo na Libertadores

Em uma partida em que teve o controle durante os 90 minutos, o Corinthians derrotou o San Jose por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Pacaembu, e garantiu a primeira colocação do Grupo 5 da Copa Libertadores. Romarinho abriu o placar aos 25min do primeiro tempo, Guerrero ampliou aos 15min do segundo e Edenílson fechou o placar nos acréscimos. Emerson deu duas assistências e ainda iniciou a jogada do terceiro. 

Com o resultado, o atual campeão da competição encerra em alta uma fase de grupos conturbada. O Corinthians estreou com empate diante do próprio San Jose em duelo marcado pela morte do jovem boliviano Kevin Espada. Na sequência, encerrou o primeiro turno com derrota no México para o Tijuana e viu sua vaga nas oitavas de final ameaçada.

Emerson teve boa atuação com duas assistências Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Emerson teve boa atuação com duas assistências
Foto: Terra

​Porém, com a vitória desta quarta, o time comandado por Tite completou sua reação com a terceira vitória seguida e uma boa condição na classificação geral da Libertadores. Com 13 pontos, o Corinthians já garantiu a vantagem de decidir as oitavas em casa e pode encerrar a fase de grupos até com a 2ª melhor campanha – Atlético-MG já garantiu o melhor histórico e o gol de Edenílson fez o Corinthians ultrapassar o Vélez Sarsfield. O próximo adversário corintiano será definido apena na próxima semana.

Nesta quarta, o Corinthians controlou bem o peso por reencontrar o time que marcou a sua participação até aqui na Libertadores por um motivo trágico. Antes do jogo, uma manifestação de torcedores pediu a liberação dos 12 corintianos presos em Oruro acusados de participação no disparo do sinalizador que matou o jovem Kevin. Mas dentro de campo, a equipe não se abalou pelo clima e, se não foi brilhante, manteve a eficiência que tem marcado a Era Tite.

Com Emerson, Guerrero e Romarinho escalados para acuar os bolivianos, o Corinthians criou as melhores chances e levou poucos sustos. Emerson correspondeu à preferência de Tite por seu futebol em relação ao de Pato com duas assistências. Na primeira, cruzou falta na cabeça de Romarinho. Na segunda, complementou jogada individual pela esquerda com um passe no peito de Guerrero, que dominou e chutou forte, de forma certeira. Pato entrou no segundo tempo no lugar de Danilo e chutou uma bola na trave, além de dar passe para o gol de Edenílson.

Com a vida na Libertadores garantida e um respiro de três semanas até as oitavas de final, o Corinthians se concentra no Campeonato Paulista. Na quinta colocação até o momento, o clube tenta um sprint na primeira fase contra o Linense, no próximo domingo em Lins, e diante do Atlético Sorocaba, no dia 21 de abril no Pacaembu.

Tijuana avança em segundo

Com a vaga já garantida, o Tijuana venceu o Millonarios no México por 1 a 0, gol de Tenorio nos acréscimos do segundo tempo, e tem grandes possibilidade de fechar a fase de grupos como melhor segundo colocado. Com 13 pontos, o time mexicano perdeu o número um da chave para o Corinthians por seu menor saldo de gols (8 a 4).

Corinthians x San José tem clima de protesto e telefonema direto de presídio

Corinthians e San José se reencontraram na última quarta-feira, data em que se completaram 48 dias desde a fatídica partida entre os dois, um empate por 0 a 0, pela primeira fase da Copa Libertadores, marcada pela morte de Kevin Douglas Beltrán Espada. O jovem boliviano, 14 anos, foi alvejado por sinalizador disparado por um corintiano e não sobreviveu. Na última noite, no Pacaembu, os times voltaram a se enfrentar, e o extracampo foi de alta importância.

Torcedores do Corinthians levaram faixas pedindo a liberdade dos 12 brasileiros presos em Oruro Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Torcedores do Corinthians levaram faixas pedindo a liberdade dos 12 brasileiros presos em Oruro
Foto: Terra

Dentro do gramado, o Corinthians conquistou uma vitória tranquila por 3 a 0 e memória de Kevin foi pouco lembrada, com exceção para faixa exibida pelo time do San José antes do apito inicial. Fora das quatro linhas, o clima foi de protesto por conta dos 12 torcedores que estão detidos em Oruro, na Bolívia, desde a morte do jovem, aguardando por evidências que comprovem ou anulem sua ligação com a tragédia.

Antes da partida, houve manifestação pacífica na Praça Charles Miller reunindo membros de torcidas organizadas e imigrantes bolivianos, que afirmaram ter buscado os corintianos para dar seu apoio. Com a bandeira de seu país e faixa de apoio aos detidos, os estrangeiros posaram para fotos e subiram em carro de som para participar da sequência do protesto.

 

TITE E O CLAMOR PÚBLICO
Terra

O técnico Tite foi questionado sobre o tema "Kevin" após a partida. Se em Oruro, instantes após a tragédia, o técnico se emocionou e disse que trocaria o título do Mundial de Clubes pela vida do jovem, na quarta-feira o treinador buscou manter-se sereno e lembrou os 12 torcedores presos.

"Quem mais sofre são a família e o próprio garoto. Sofrem inocentes. Por incompetência ou por uma justiça morosa. E essa incompetência faz com que inocentes possam pagar. O clamor público é muito grande e às vezes se busca culpados onde não tem. Pede se que alguém pague. É duro", afirmou. (Foto: Terra)

 

"A partir de uma desgraça que aconteceu no jogo anterior existem algumas coisas que precisam ser discutidas em público. A primeira é fazer uma homenagem ao Kevin e à família dele. A segunda questão é a indefinição por parte do judiciário boliviano em relação à autoria, o que aconteceu e ao processo penal. Está muito devagar. O que estamos pedindo para as autoridades como comunidade boliviana no Brasil é que funcione logo. Justiça muito demorada muitas vezes é injusta", explicou ao Terra Jorge Villegas Pantoja, presidente da Federação dos Residentes Bolivianos.

Pantoja esteve sobre o veículo ao lado de outros líderes da comunidade boliviana, de membros das cúpulas de algumas organizadas do Corinthians e do advogado Ricardo Cabral, que representa a Gaviões da Fiel. Este último foi o responsável por assumir a função de "mestre de cerimônias" da manifestação.

"Já está virando coisa política. Estamos aqui para chamar a atenção do governo. Queremos respeito com os nossos irmãos", avisou o advogado. "Poderia ser um de nós", completou, enquanto ouvia gritos de "vai, Corinthians" e "liberdade". "Estão ferindo todos os tratados e convenções de direitos humanos e a relação entre os países", argumentou.

"Para termos essa manifestação abrimos até a exceção de ter a cor verde. A causa é nobre. Hoje pode, mas é só hoje", disse o advogado, citando a bandeira da Bolívia e arrancando alguns risos dos pouco mais de cem torcedores presentes no local, minutos antes da partida.

Em determinado momento, Cabral pôs seu telefone celular contra o microfone e anunciou que haveria participação de um torcedor que está na Bolívia. Tadeu de Andrade, um dos 12 presos em Oruro, discursou direto da Penitenciária de San Pedro. "Peço que lutem por nós e pela nossa liberdade", afirmou o corintiano. "Tô arrepiado", disse um torcedor na Praça Charles Miller. "Liberta os inocentes!", exclamou outro.

A manifestação da Praça Charles Miller contou com discursos sobre carro de som Foto: Allan Farina / Terra
A manifestação da Praça Charles Miller contou com discursos sobre carro de som
Foto: Terra

O microfone foi passando pelas mãos de outros líderes de organizadas e comunidade boliviana, além de transmitir a voz de outros corintianos que estão na Bolívia. O único momento que destoou do tom de revolta pacífica foi quando um membro de torcida avisou que estava disposto a "quebrar tudo" se não houvesse mudança na situação até o dia 17 de abril.

Já dentro do Pacaembu, os organizados puxaram gritos de apoio aos detidos em Oruro, cânticos que foram espalhados por meio de folheto distribuído do lado de fora, mas o apoio do restante do estádio foi pouco. Os outros corintianos optaram por ver a equipe construir o 3 a 0 e não se focaram no tema polêmico. Resultado que, segundo avisaram, os 12 detidos acompanhariam direto de Oruro.

GOLS

1 x 0 - 25min do primeiro tempo - Após cobrança de falta de Emerson, Romarinho se antecipou à zaga e, sozinho, cabeceou firme para o gol

2 x 0- 15min do segundo tempo - Emerson acertou jogada individual pela esquerda e cruzou na marca do pênalti. Guerrero matou a bola no peito e chutou para o chão, sem chances para o goleiro boliviano.

3 x 0 - 47min do segundo tempo - Pato recebeu passe de letra de Emerson e serviu Edenílson na área. O camisa 21 tocou por baixo de Lampé.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 3 X 0 SAN JOSÉ

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Horário: 22h (de Brasília)
Data: 10 de abril de 2013 (quarta-feira)
Árbitro: Mauro Vigliano (ARG)
Assistentes: Ernesto Uziga (ARG) e Julio J. Fernández (ARG)
Público: 32.408 pagantes
Renda: R$ 2.245.637,50
Cartões amarelos: Luis Torrico, García e Carrizo (San José) 
Cartão vermelho: Tordoya (San José)

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho (Edenílson); Romarinho, Emerson e Danilo (Alexandre Pato); Guerrero (Jorge Henrique). Técnico: Tite

SAN JOSÉ: Lampe; Burton, Tordoya, Luis Torrico e García; Didí Torrico, Sejas, Padilla e Reyes (Saucedo); Marcelo (Carrizo) e Flores. Técnico: Marcos Ferrufino

Guerrero aproveitou cruzamento preciso de Emerson

Guerrero aproveitou cruzamento preciso de Emerson

Jogadores do San Jose reclamaram de mão na bola de Guerrero no domínio da bola

Jogadores do San Jose reclamaram de mão na bola de Guerrero no domínio da bola

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo
&image=http://www.dailymotion.com/thumbnail/video/xyx9x0_corinthians-vence-san-jose-e-garante-1-lugar_sport" allowfullscreen>