O Ituano não fez jus a fama de 'mau' visitante na noite deste domingo, em confronto com o São Bernardo, no estádio 1° de Maio, pela décima rodada do Campeonato Paulista. Isso porque a equipe, que tem bom retrospecto fora de casa, acabou perdendo por 2 a 0, com gols de Fernando Baiano.
No lado do São Bernardo, as quatro derrotas consecutivas na competição pesou para que o time entrasse em campo determinado a mudar esse quadro. Porém, mesmo com duas vitórias e nove pontos, a equipe do ABC se manteve na zona de rebaixamento do Paulistão.
Já o Ituano, que estava afastado da Z4 até o início dessa rodada, se aproximau da parte de baixo da tabela do campeonato com a derrota fora de casa. Com 10 pontos, o Galo de Itu está há um ponto dos piores times da competição.
Deixa que o artilheiro resolve
As equipes pouco criaram no início do jogo. A melhor chance só veio com o São Bernardo, aos 20 minutos. Gil percorreu metade do campo, em velocidade, com a bola dominada, invadiu a área e chutou no canto do gol. A bola passou raspando na trave, para delírio da torcida da casa.
Em seguida, o Ituano passou a pressionar mais o jogo, enquanto que o São Bernardo era mais paciente e valorizava a posse de bola. Aos 31 minutos, de longe, Adaílton, do Galo de Itu, arriscou com perigo. A bola foi parar no canto do gol e exigiu uma boa defesa de Wilson Júnior.
Um minuto depois, o Ituano teve outra chance, em uma lance parecido com o anterior. Mais uma vez, Adaílton chutou de longe, mas a bola, dessa vez, foi para fora, para alívio dos jogadores do do São Bernardo.
As ameaças do Galo acordaram o time do ABC Paulista. Tanto que, aos 36 minutos, o atacante Fernando Baiano, em boa jogada, recebeu a bola de fora da área, girou e bateu no ângulo: 1 a 0 para o time da casa.
O São Bernardo teve nova chance de marcar gol e ampliar o placar, aos 45 minutos do jogo. Fernando Gabriel bateu falta na área, Kleiton Domingues chutou no canto e Wilson Júnior fez boa defesa à queima-roupa.
São Bernardo chegou a segunda vitória no
campeonato (Foto: Alan Morici/Ituano FC)
No mesmo ritmo
Os minutos iniciais da segunda etapa foram basicamente de troca de contra-ataques, mal finalizados. Quando o Ituano conseguia chegar no gol, era desarmado pelo adversário e o mesmo acontecia com a equipe do ABC.
A primeira jogada de perigo, do São Bernardo, aconteceu aos 14 minutos, quando Gil recebeu na entrada da grande área, deu um tapa na bola e chutou no canto. A bola passou muito perto, mas foi para fora.
Porém, minutos depois, foi a chance de Fernando Baiano, que não desperdiçou jogada e ampliou o placar em São Bernardo. Gil cruzou para o jogador, que aproveitou o mau posicionamento do goleiro Anderson para, sozinho, empurrar a bola de coxa para o gol. É o segundo gol do experiente atacante na partida.
Ao decorrer da etapa final, os dois times mantiveram o mesmo ritmo, não criando boas chances de gol. O jogo ficou parado, já que o Ituano não tinha poder de reação e o time do ABC fez de tudo para segurar o placar e conquistar a primeira vitória depois de uma série de derrotas.