Câmara de Campinas vira palco de flash mob

 

Nacional - 01/03/2013 - 20:50:42

 

Câmara de Campinas vira palco de flash mob

 

Da Redação com agências

Foto(s): Reprodução / Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

 

Flash mob aconteceu esta semana; lançamento da campanha da fraternidade

Flash mob aconteceu esta semana; lançamento da campanha da fraternidade

Com a presença do prefeito Jonas Donizette e uma plateia de aproximadamente duzentas pessoas, o arcebispo metropolitano de Campinas, D. Airton José dos Santos esteve na Câmara Municipal nesta quinta-feira (28/02), para divulgar a Campanha da Fraternidade 2013. A campanha, que tem como tema 'Fraternidade e Juventude' e o lema 'Eis-me aqui, Envia-me' (Is. 6,8), foi marcada, curiosamente, por uma manifestação de jovens.

O evento foi interrompido por alguns instantes pela intervenção de cerca de 20 moças e rapazes num “flash mob” - que são aquelas aglomerações instantâneas de pessoas, para a realização de uma ação inusitada, previamente combinada. Essas manifestações, em geral, são marcadas nas redes sociais e acontecem de surpresa. Por alguns minutos, os jovens, vestidos com camisas coloridas, tomaram o plenário e fizeram uma apresentação de dança. Ao final, foram muito aplaudidos pelo público.

frater IIO arcebispo falou justamente sobre a “realidade totalmente nova” que se apresenta ao jovem contemporâneo. Alertou para a “cultura midiática” que marca os tempos atuais. “Esse tipo de cultura não foi construída por nós, mas nos chegou por meio da mídia. Ou seja. Incorporamos à nossa história aquilo que não construímos”, disse o padre.

O Diácono João Vicente da Silva – que coordenador a campanha da arquidiocese de Campinas – alertou para a violência a que o jovem vem sendo submetido. Lembrou que no período de 1980 a 2010, houve aumento de 376% no número de assassinatos de jovens no país. Destacou que 40% dessas mortes foram por homicídio. O diácono lembrou também que 3,7 milhões de crianças e jovens entre 4 e 19 anos estão fora das escolas.

Silva lembrou que a Campanha da Fraternidade completa este ano o seu jubileu de ouro e que, portanto, há cinquenta anos a igreja aborda temas relevantes para a sociedade, como a fome, a terra, o menor, o negro, a mulher, o idoso, a moradia, a educação, a saúde, a segurança, a violência, os encarcerados, o meio ambiente, a família, a política, exclusão social e tantos outros.

O tema juventude é abordado pela segunda vez na historia das Campanhas da Fraternidade, sendo que a primeira foi em 1992. O diácono acredita que este fato ocorreu, dada a grande preocupação que existe para cuidar dos jovens. “A igreja está preocupada com a evangelização dos jovens e abrindo os braços para acolhê-los”, afirmou.

fraterAproveitando a presença do prefeito da cidade, Jonas Donizette, o diácono, em nome da igreja católica, pediu mais ações do poder público que sejam voltadas para os jovens, principalmente no seguimento da educação. Segundo dados apresentado por ele 3,7 milhões de jovens do Brasil ainda permanecem fora da escola e que menos de 15% dos jovens tem acesso às universidades.

O prefeito Jonas parabenizou a igreja católica pela iniciativa e se comprometeu em trabalhar com políticas públicas que tenham a juventude como tema central em sua gestão. “Registro meu compromisso de traçar metas e objetivos para os próximos quatro anos de governo, que deem atenção à questão da juventude”, prometeu.

​O presidente da Câmara, vereador Campos Filho (DEM), abriu o encontro salientando a importância do tema da campanha deste ano. “Este momento é muito especial para todos aqui da Câmara, é através deste evento que vamos levar essa mensagem tão importante da juventude, para todos”.

A solenidade contou também com a presença dos vereadores Carlinhos Camelo (PT), Jorge Schneider (PTB), Luiz Lauro Filho (PSB), Paulo Galtério (PSB), Luiz Rossini (PV) e Vinícius Gratti (PSD), além do ex-vereador Carlos Signorelli.

​Assista ao vídeo com a apresentação abaixo.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo
http://youtu.be/vwLb_2GibJA