Bento XVI se despede de cardeais e promete obediência ao novo papa

 

Internacional - 28/02/2013 - 10:29:03

 

Bento XVI se despede de cardeais e promete obediência ao novo papa

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação/Osservatore Romano/AFP

 

Bento XVI agradece o apoio dos cardeais que o acompanharam durante os oito anos de Papado

Bento XVI agradece o apoio dos cardeais que o acompanharam durante os oito anos de Papado

Bento XVI fez na manhã desta quinta-feira um de seus últimos pronunciamentos ainda como papa. Em encontro com cardeais no Vaticano, ele afirmou que permanecerá os próximos dias em oração para que todos estejam próximos do Espírito Santo na escolha do novo papa e prometeu obediência ao religioso que sucedê-lo: "Continuarei próximo a vocês em orações, especialmente nos próximos dias... quando vão eleger o próximo papa a quem hoje eu declaro minha reverência e obediência incondicionais", afirmou Bento XVI.

"Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou o Papa após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor.

Bento XVI também agradeceu o apoio dos cardeais nos oito anos de Pontificado: "Para mim também foi uma alegria estar convosco estes oito anos na luz da presença do Senhor Santificado", disse o religioso.

Os cardeais também prestaram sua homenagem ao Pontífice Foto: AP
Os cardeais também prestaram sua homenagem ao Pontífice
Foto: AP

Antes do pronunciamento do Papa, os cardeais reunidos na Sala Clementina o receberam com um forte aplauso, seguido das palavras ditas pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano. Em discurso de agradecimento, ele destacou o exemplo dado por Bento XVI em seu Pontificado e pediu que Deus o recompense.

Ainda hoje, Bento XVI locomove-se até o heliporto da Santa Sé e deixa o Vaticano em direação à residência papal de Castelgandolfo, 30 km ao sul de Roma, onde irá isolar-se durante o período do Conclave.

Às cinco da tarde os sinos de Roma anunciarão, todos ao mesmo tempo, que Bento XVI está abandonando o Vaticano. Às 19h GMT (16h de Brasília) sua renúncia se tornará efetiva.

O último dia de Bento XVI como Papa

Joseph Ratzinger fecha nesta quinta-feira o seu ciclo como Papa despedindo-se dos seus cardeiais e buscando refúgio em um castelo isolado para abrir caminho à sua sucessão. Será o ritual final da renúncia anunciada no último dia 11 e que teve o penúltimo capítulo desenrolado nesta quarta-feira, quando o Papa despediu-se da multidão de fiéis aglomerada na Praça São Pedro.

Em contraposição à grande audiência pública de ontem, na qual Ratzinger afirmou renunciar "para o bem da Igreja", o protocolo de hoje será mais reservado. Seu último dia de Papa começa às 11h (7h de Brasília), quando se reunirá privadamente com seu conselho de Cardeais, dos quais irá se despedir formalmente.

Mais tarde, às 16h55 (12h55), Bento XVI locomove-se até o heliporto da Santa Sé e deixa o Vaticano em direação à residência papal de Castelgandolfo, 30 km ao sul de Roma, onde irá isolar-se durante o período do Conclave. Na sua chegada, Bento será recebido por autoridades civis e religiosas e, por volta das 17h30 (13h30), irá ao pórtico da residência de verão dos pontífices para saudar os fiéis daquela diocese.

Este será o último ato público do Papa, e o único sinal visível que anunciará que Bento XVI já não é mais papa será dado às 20h locais, quando a Guarda Suíça que presta guarda na porta do palácio de Castelgandolfo concluirá seu serviço e deixará o local. A partir desse momento, a Guarda Suíça deixará de prestar serviço a Ratzinger (que adotará o título “Papa emérito”), cuja segurança continuará garantida pela Gendarmaria Vaticana.

Uma vez findo o processo da renúncia, começa o da sucessão.

No dia 1º de março, já em plena Sé Vacante - o período entre o falecimento ou renúncia de um papa até que seja eleito o sucessor -, o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, convocará os cardeais às reuniões preparatórias do Conclave, cuja data será decidida nos próximos dias.

Visto que o dia 1º é sexta-feira, o mais provável é que a primeira congregação de cardeais aconteça no dia 4, na semana seguinte.

 Papa Bento 16 fala a cardeais no Salão Clementino do Vaticano, hoje, 28. No último dia de seu pontificado, pediu à Igreja Católica que se una em torno do seu sucessor

Papa Bento 16 fala a cardeais no Salão Clementino do Vaticano, hoje, 28. No último dia de seu pontificado, pediu à Igreja Católica que se una em torno do seu sucessor

O Sumo Pontífice pediu à Igreja Católica que se una em torno do seu sucessor, a quem prometeu obediência "incondicional"

O Sumo Pontífice pediu à Igreja Católica que se una em torno do seu sucessor, a quem prometeu obediência "incondicional"

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo
&image=http://www.dailymotion.com/thumbnail/video/xxupz4_bento-xvi-se-despede-de-cardeais-e-promete-obediencia-ao-novo-papa_news" allowfullscreen>