A Prefeitura de São Bernardo do Campo aumentou em 71% o efetivo da Guarda Civil Municipal no Programa Ronda Cidadã. Reformulado, o projeto da Secretaria de Segurança Urbana vai percorrer semanalmente uma região da cidade com 18 viaturas e mais de 60 GCMs. O número é praticamente o dobro do efetivo nos bairros do município até o ano passado, quando 35 guardas faziam o serviço.
Um bairro de São Bernardo será escolhido a cada semana para receber o serviço. As escolhas serão feitas de acordo com os dados do Sistema de Informações Criminais (Infocrim) da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Antigamente, o programa era coordenado pelos comandos regionais.
"É um trabalho preventivo e comunitário. Por meio dos dados do Infocrim, vamos levantar quais são os locais e horários de maior incidência de delitos", afirma o inspetor chefe da GCM e coordenador do Ronda Cidadã. "O nosso objetivo não é caçar criminoso, mas sim prevenir para que o crime não ocorra", completa.
O primeiro bairro a receber o Ronda Cidadã em seu novo formato foi o Rudge Ramos, na última semana. Jardim Palermo, Irajá e Santa Terezinha também passaram a contar com o serviço a partir desta semana.
Além de prevenir delitos, a GCM também vai atuar em parceria com outras secretarias da Prefeitura. "Se observarmos problemas de iluminação, terreno baldio ou descarte irregular de entulhos, por exemplo, iremos acionar as secretarias competentes para solucionar o problema", explica o inspetor chefe.
Após percorrer os bairros, haverá avaliação mensal da GCM para verificar se houve queda na incidência de crimes nas regiões atendidas pelo Ronda Cidadã. Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone 4126-2800. Não é necessário se identificar.
|