Cidades de SP disputam fundo milionário para incentivar o turismo
Da Redação com Folha de SP
Foto(s): Divulgação / Arquivo
Joanópolis, a "Capital do Lobisomem", que tem como uma de suas atrações a caça ao lobisomem.
Um terço dos 645 municípios do Estado de São Paulo tenta ser enquadrado como estância de turismo, classificação que hoje é dada a 67 cidades paulistas. O objetivo é garantir recursos de um fundo estadual que prevê repasses de R$ 285 milhões somente este ano.
No grupo que já ostenta o título está Joanópolis, a "Capital do Lobisomem", que tem como uma de suas atrações a caça ao lobisomem. Só para este ano, a cidade deve receber R$ 2,2 milhões do governo.
De acordo com informações, os recursos não podem ser aplicados nas atrações, e sim em investimentos de infraestrutura. Na mira dos recursos, 198 cidades tentam obter o título, muitas elas sem ao menos ter uma secretaria de turismo. Hoje, apenas 9 das 67 estâncias são listadas pelo Ministério do Turismo como sugestões de viagem. Um projeto de lei do deputado João Caramez (PSDB) tenta mudar a maneira como o dinheiro é distribuído, com a criação de um campeonato paulista de estâncias. O texto prevê a instalação de uma "segunda divisão", reunindo cidades com interesse turístico que teriam que demonstrar sua capacidade de atrair visitantes para receber mais recursos.