Escolas pleiteantes e do Grupo II abrem Carnaval 2013 em São Bernardo

 

ABCD - 10/02/2013 - 11:30:59

 

Escolas pleiteantes e do Grupo II abrem Carnaval 2013 em São Bernardo

 

Da Redação com agências

Foto(s): Valmir Franzoi - PMSBC

 

A noite deste sábado (9/2) foi de muita alegria e samba no pé na passarela montada na Avenida Aldino Pinotti.

A noite deste sábado (9/2) foi de muita alegria e samba no pé na passarela montada na Avenida Aldino Pinotti.

A noite deste sábado (9/2) foi de muita alegria e samba no pé na passarela montada na Avenida Aldino Pinotti. Quatro escolas, sendo duas pleiteantes e duas do Grupo II, animaram os milhares de foliões presentes.

"A cada ano o Carnaval de São Bernardo cresce mais. Toda essa estrutura é para que o público aproveite essa grande festa, que já virou um marco na cidade", disse o secretário de Cultura.

A abertura da festa ficou por conta do Bloco de Axé "Omo Ayie Sele" e também do Bloco da Prevenção, da Secretaria de Saúde. "Viemos para lavar a avenida e trazer bons fluídos para que tudo corresse bem nos desfiles", disse a Mãe Graça, do Bloco de Axé.

Na sequência, a Escola de Samba Acadêmicos de Vila Baeta Neves entrou na avenida com o samba-enredo "Fé, poesia e fantasia" em 13 alas e dois carros alegóricos. Os 200 componentes da agremiação mostraram a alegria, o brilho e a folia do Carnaval, representando a fé celestial e a beleza da grande festa popular.

A Bahia também esteve representada em São Bernardo. Logo depois da Acadêmicos da Vila Baeta Neves, a Escola de Samba Rosas Negras entrou na passarela para mostrar a história da Bahia e suas crenças, como os orixás e o candomblé, além da popular capoeira. Foram 200 componentes que desfilaram em sete alas e dois carros alegóricos. O abre-alas trazia todos os orixás e o segundo carro Nanã, a mãe de todos eles.

Grupo II – A abertura dos desfiles do Grupo II ficou com a Império do Samba de Vila Vivaldi. A escola levou para a avenida o samba-enredo "Amor... Dádiva do Criador... Essencial em nossas vidas". 

Os 270 integrantes da agremiação se dividiram em 12 alas e dois carros alegóricos. A escola conseguiu passar para o público a mensagem do amor divino até o virtual, fechando o desfile com a história do pierrô e colombina. O grande destaque ficou por conta das baianas da Império do Samba, que estavam fantasiadas de amor de mãe. As demais alas da agremiação vieram com o tema amor que rompe fronteiras, como o do sol e da lua chegando, enfim, ao amor virtual.

A Escola de Samba Terceira Idade Brilha São Bernardo encerrou os desfiles da noite representando os deuses da água, terra, fogo e ar.

Cerca de 200 componentes, nove alas e dois carros alegóricos levaram para a avenida a fé dos orixás e dos quatro elementos da natureza com o samba-enredo "Terceira Idade pede a quem de respeito; que abram seus caminhos com muita fé no peito." A escola, que antes era bloco carnavalesco, surpreendeu o público com muito brilho, máscaras e alegorias recicladas com material de plástico.

Carnaval 2013 – No total, são 11 agremiações que desfilarão na passarela do samba, divididas entre pleiteantes e Grupos I e II, nos dias 9 e 10 de fevereiro. Para garantir o sucesso do evento, a Prefeitura preparou uma infraestrutura atenta a todos os detalhes. O público tem à disposição uma praça de alimentação com cerca de 40 barracas, entre doces e salgados. Foram instalados dois telões, um próximo à praça de alimentação e outro na área de dispersão. A arquibancada comporta cerca de 12 mil lugares. Também foram instalados 100 sanitários químicos, inclusive para pessoas com deficiência.

Ao longo da avenida estão instaladas 44 câmeras de segurança. Trabalham no evento 190 policiais militares, 160 guardas civis municipais e 50 policiais civis. A movimentação do público é acompanhada a partir de uma central de monitoramento.

 

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo