O deputado estadual Orlando Morando prestigiou, no último sábado (12/01), a inauguração da nova área industrial da unidade fabril da Yakult, localizada na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
A cerimônia de inauguração teve a presença do presidente da empresa, Ichiro Amano, dos demais membros da diretoria, dos funcionários da Yakult, do prefeito Fábio Marcondes e demais representantes do município, do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima e do diretor do Investe São Paulo Hans Niemann.
Com investimentos da ordem de R$ 40 milhões, a ampliação vai permitir o aumento da produção de três linhas de produtos – sobremesa láctea fermentada Sofyl e alimentos adicionados de nutrientes essenciais enriquecidos de vitaminas Taffman-EX e Hiline F – que eram fabricados na unidade industrial de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
A nova planta industrial tem 23 mil m2 de área construída e o principal objetivo da Yakult é melhorar a logística de distribuição dos produtos. A fábrica de Lorena, que ocupa área total de 440 mil m2, foi inaugurada em 1999 e é uma das maiores e mais modernas da multinacional em todo o mundo.
A empresa pretende destinar a fábrica de São Bernardo do Campo, onde nasceu – inaugurada em 1968 – ao armazenamento de produtos, pois é área de manancial que não permite ampliações. “Estamos trabalhando para transformar aquela fábrica em uma unidade de armazenamento que poderá ser utilizada pela própria Yakult ou por outras empresas”, reforça o executivo Ichiro Amano.
“Lamentamos muito a saída da Yakult da cidade de São Bernardo do Campo, mas ficamos tranquilos, pois é uma empresa sólida, que respeita seus funcionários e não deixará ninguém na mão. O presidente nos afirmou que boa parte dos funcionários deverá ser transferida do ABC para Lorena, e aqueles que não tiverem interesse em mudar de cidade poderão ser contratados pela nova empresa de armazenamento. O importante é que a transferência da produção não vai gerar desemprego”, comentou o deputado Orlando Morando.
A unidade brasileira da Yakult está entre as sete filiais mais importantes da organização – que está presente em 33 países – e chegou ao Brasil em 1966, dando início à produção do leite fermentado em 1968 na fábrica de São Bernardo do Campo.
No País, a empresa possui linha de produtos composta de Leite Fermentado Yakult e Yakult 40, sobremesa láctea fermentada Sofyl – os três com os exclusivos probióticos Lactobacillus casei Shirota –, bebida à base de extrato de soja Tonyu, bebida láctea Yodel, Suco de Maçã e alimentos adicionados de nutrientes essenciais Hiline F e Taffman-EX.