Internautas relataram um problema de vazamento de informações no site de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que entrou no ar na madrugada desta segunda-feira. Usuários contam que tiveram acesso a nomes, telefones e notas no Enem de pessoas desconhecidas ao entrarem na página "informações". O Ministério da Educação (MEC) confirmou que houve uma sobrecarga no sistema, permitindo a visualização de dados de outros candidatos, mas que a falha foi constatada por apenas sete minutos.
Até as 9h desta segunda-feira, 146 mil estudantes haviam feito sua inscrição no Sisu. Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas chega a 129.319, em 3.752 cursos de graduação. De acordo com o MEC, antes da abertura do sistema, na madrugada de hoje, 20 mil pessoas já estavam logadas no site. Com a abertura das inscrições, esse número saltou para 50 mil.
Podem concorrer às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, é preciso especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.
A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.
Veja a repercussão sobre as falhas no site do Sisu no Twitter: