Começa a valer nesta sexta-feira o aumento de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. No dia 15 de setembro, o governo anunciou o aumento numa ofensiva para estimular a produção nacional, mas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) a lei teve que esperar os 90 dias previstos na Constituição para entrar em vigor. Com a mudança, o IPI passa para até 55% nos carros importados. A medida vale até o final de 2012. Para que os veículos não sejam atingidos pela taxação, o governo exige das montadoras índice de nacionalização de 65% e o cumprimento de etapas produtivas no País.
Durante audiência na Câmara dos Deputados no mês de novembro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu a elevação do imposto afirmando que, após a medida, ocorreu uma expressiva elevação nos anúncios de investimentos estrangeiros do setor para os próximos anos, uma vez que os carros produzidos no País estão sendo beneficiados.
Carros nacionais Na última quarta-feira, o governo descartou a possibilidade de fazer mudanças na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos nacionais antes de 2013, segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda. De acordo com a pasta, não vai haver redução do IPI para veículos nacionais no próximo ano. O ministério admite, no entanto, que há planos para o futuro.
A assessoria de imprensa da pasta informou, ainda, que a redução da cobrança do IPI para carros nacionais poderá ser feita mediante um programa de investimento e tecnologia. As alterações farão parte de um regime especial para o setor, visando o aumento da competitividade.
|