No próximo sábado, dia 10/12, às 10 horas, na Rua Jonas de Souza, s/nº, no Bolsão 9, acontece a cerimônia de entrega e inauguração do Conjunto Habitacional Imigrantes I "Heliete Ribeiro de Jesus Silva". O empreendimento conta com 460 apartamentos de 44,72m² de área útil, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os apartamentos têm azulejo até o teto na cozinha e no banheiro, piso frio em todos os cômodos, interfone e algumas unidades são adaptadas para idosos e pessoas com deficiência.
O local conta, ainda, com área de lazer para as crianças, quadra de esporte e academia para a Terceira Idade. A obra tem a participação dos governos Federal, Estadual e Municipal.
A entrega dos primeiros 460 apartamentos - de um total de 960, garante o início efetivo do grande Programa Habitacional PAC I, implantado na Vila Esperança. Isso porque essas famílias que vivem na Vila Esperança estão sendo removidas para o Conjunto Habitacional Imigrantes I, para que na área onde moravam, comece a construção das novas moradias e urbanização do núcleo. O PAC é considerado o terceiro maior empreendimento do Estado de São Paulo e um dos maiores do Brasil.
Na primeira fase do PAC da Vila Esperança serão construídas 787 unidades habitacionais, no complexo Vila Caic/D.Pedro, onde serão contempladas 3.000 pessoas. O empreendimento será dividido em 700 apartamentos; 48 casas sobrepostas; 4 embriões e mais 35 consolidações. Na segunda fase da construção serão beneficiadas 2.214 famílias, sendo que desde total, 1.232 serão novas unidades divididas em 860 apartamentos; 144 embriões; 228 sobrepostas; 1.210 moradias consolidadas, com reforma da infraestrutura e melhorias nos imóveis.
A Vila Esperança congrega os núcleos Dom Pedro e Vila Caic, com 763 unidades cadastradas; Vila Esperança 1, com 2.340 unidades; Sítio Novo (783); Ilha Bela (429); Vila Esperança (2.358); Morro do Índio (830) e Imigrantes (765), totalizando 6.268 unidades cadastradas e uma população de quase 20 mil pessoas.
"Cabe destacar que a importância do PAC da Vila Esperança para o Governo Municipal vai além da simples reurbanização de um núcleo carente do município. Trata-se, acima de tudo, de um instrumento capaz de reduzir as desigualdades, promover a ascenção e inclusão social com impacto direto sobre os índices de desenvolvimento humano", disse a prefeita Marcia Rosa
Já o secretário de Habitação, Wagner Moura, informou que além da dotação de toda a infraestrutura urbana, está prevista a implantação de vários equipamentos públicos de uso comunitário, voltados para formação, promoção social e atendimento daquela população.
Transporte coletivo – Já está em fase de estudo pela CMT e a Viação Translider a implantação de uma linha de transporte coletivo que atenderá os moradores dos Bolsões 7 e 9, proporcionando assim, mais comodidade e segurança de locomoção à população desses dois núcleos habitacionais. Confira o itinerário: Bolsão 7 – Av. Alaide Soares de Souza Chaves;Av. Fernando Santos Oliveira, Rua Marina Lourenço de Oliveira; Rua Seis; Rua Vicente Latrova, Rua Quatro e Av.Alaide Soares de Souza Chaves. Bolsão 9 – Rua José Torres Filho; Rua Acacia dos Santos Pereira; Rua Dois, Avenida A; Rua Três; Rua Acácia dos Santos Pereira e Rua José Torres Filho.
Entrega de 460 apartamentos em Cubatão
Dia: 10 de dezembro de 2011
Horário: 10 horas
Local: Conjunto Habitacional Heliete Ribeiro de Jesus Silva, Rua Acácia dos Santos Pereira, s/nº, Jardim Nova República, Bolsão 9.