Para se defender da acusação da Apple de quebra de patentes e infração de direitos intelectuais, a Samsung afirmou durante o processo nos Estados Unidos que a Apple copiou a ideia dos tablets do clássico cinematográfico 2001 - Uma Odisseia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick.
Segundo nota publicada nesta terça-feira no blog Foss Patents, a Samsung recentemente esteve na Justiça para responder a uma acusação feita pela Apple que punha em risco as vendas dos tablets Android produzidos pela empresa. Em resposta, a companhia afirmou que as ideias de tablets já estavam presentes no filme de Kubrick, realizado na década de 1960, e, assim, não poderia haver infração alguma de patente.
Durante a audiência, de acordo com o site The Register, os advogados da Samsung apresentaram um vídeo disponível no YouTube em que os personagens do filme, os astronautas Bowman e Poole, prestam atenção a imagens que são projetadas de um aparelho que parece muito com os atuais tablets.
Então, para a Samsung, o criador do tablet não é Steve Jobs, mas sim o diretor Stanley Kubrick e o escritor Arthur C. Clarke, responsável pelo livro base para o filme e colaborador direto da obra-prima do cinema.

|