“O sonho do metrô no ABC virou realidade”, afirma o deputado estadual Orlando Morando, líder do PSDB na Assembleia e relator especial do projeto de lei que autoriza o empréstimo de R$9,3 bilhões do governo estadual para investimentos em transportes.
A Linha do Metrô ABC-SP, que será batizada de Linha 18 Bronze, passará por Santo André, São Caetano e São Bernardo, terá 20 km de extensão, 19 estações, 25 trens, 2 pátios e 4 terminais integrados. A previsão é que atenda cerca de 400 mil usuários diariamente.
As obras estão previstas para ter início no próximo ano e a expectativa é que em 2014 o Metrô no ABC já esteja em funcionamento. Neste momento, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) está em fase de projetos da parte civil e de sistemas (estações e pátios).
As estações por onde passará o Metrô no ABC já foram definidas. Entretanto, cinco delas, serão construídas apenas na segunda fase do projeto, quando o veículo chegará até o Grande Alvarenga, em São Bernardo. E, outra questão que merece destaque é que, três delas, ficarão próximas a centros universitários da região: Rudge Ramos, Mauá e Fundação Santo André.
Confira as estações:
Primeira fase
São Paulo - Tamanduateí
São Caetano – Carioca, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas e Mauá
São Bernardo – Rudge Ramos, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves e Paço Municipal
Segunda Fase
São Bernardo – Djalma Dutra, Praça Lauro Gomes, Ferrazópolis, Café Filho, Capitão Casa e Alvarenga