Príncipe William e Kate Middleton se casaram na Abadia de Westminster, em Londres, na manhã desta sexta-feira (29), em cerimônia que foi marcada pelo carinho do casal entre si. Quando o arcebispo Rowan Williams começou a rezar a missa, diante da emoção da noiva, William tocou seu ombro e sussurrou palavras que a fizeram rir. Ele se aproximou um pouco mais, colocou seu rosto na frente do de Kate e abriu um largo sorriso.
Kate entrou na Abadia às 7h em horário de Brasília (11h em horário local) acompanhada por seu pai, Michael Middleton, e pela irmã Pippa, que carregava a cauda de seu vestido de noiva, feito por Sarah Burton, sucessora de Alexander McQueen, que morreu em fevereiro de 2010. A roupa, que gerou muita expectativa, tinha a parte de cima de renda, mangas compridas, cauda longa e um véu que cobria o rosto e os cabelos de Kate.
Com os convidados em pé, enquanto soava o hino I Was Glad, Kate caminhou sorridente até o altar, onde o príncipe William e seu irmão e padrinho de casamento, Harry, a recepcionaram. Segundo o jornal The Guardian, que contratou pessoas especializadas em leitura labial, a primeira frase que William disse a Kate foi: "você está linda".
Assim como foi divulgado anteriormente, Kate não jurou obediência ao príncipe, mas prometeu lhe amar, confortar, honrar e proteger. Em 1981, a princesa Diana, mãe de William, foi a primeira a não falar que obedeceria o marido, príncipe Charles.
Após o tão esperado "sim" por parte do casal, foi a vez dos dois corais, da orquestra e das duas bandas se apresentarem. Entre um e outro, os votos continuaram e foram acompanhados atentamente pelos noivos, que se sentaram ao lado direito do altar. Depois, foi a vez dos dois se ajoelharem para rezar e pedir proteção à união.
A cerimônia se encerrou às 8h10 em horário de Brasília (11h10 em horário local), cinco minutos antes do esperado, quando o casal seguiu até o Palácio de Buckingham na carruagem aberta State Landau, fabricada em 1902, uma joia da frota da coroa britânica, que foi cedida pela rainha e que foi a mesma a qual Diana e Charles usaram há 30 anos. Eles foram escoltados pela Cavalaria Real, que inovou durante o trajeto e não bloqueou a lateral da carruagem, para que o público presente no caminho pudesse ver os recém-casados.
Em seguida, foi a vez da monarca Elizabeth II deixar a Abadia em uma carruagem fechada na companhia do marido, príncipe Philip. Ao todo, foram cinco carruagens para levar os membros da realeza até o Palácio.
Depois da recepção da rainha, os noivos deram o primeiro beijo como marido e mulher na varanda do mesmo local. O cronograma do casamento ainda incluiu uma performance da Força Aérea Britânica e um jantar oferecido pelo príncipe Charles, que acontecerá às 14h em horário de Brasília (18h em horário local).
