O deputado estadual Orlando Morando se reuniu com a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá e garantiu a ampliação e a reforma da ETEC e FATEC de São Bernardo do Campo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25/04), durante visita realizada a pedido do deputado Orlando Morando, na sede da unidade e, contou com a presença da diretora da ETEC, Irene e do diretor da FATEC, Leandro.
O Governo do Estado investirá aproximadamente quatro milhões para as melhorias da unidade de São Bernardo, que terão início no segundo semestre. A obra inclui ampliação de salas de aula, reforma de laboratórios, implantação de mini-auditório, adequação de espaço para implantação de biblioteca, reforma geral de telhados e construção de rampas e sanitários para PCD.
O Centro Paula Souza está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. E, administra 198 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 155 municípios paulistas.
O deputado Orlando Morando tem tido forte atuação junto ao Governo do Estado para a implantação das FATEC’s e ETEC’s no Grande ABC. Quando se tornou deputado pela primeira vez, em 2002, não havia nenhuma FATEC na região, agora já são cinco.
A unidade de São Bernardo, que possui os cursos de Eletrônica, Automação Industrial e Informática e Gestão de Negócios; a unidade de Santo André possui o curso de Eletrônica – Modalidade Autotrônica; a unidade de São Caetano, que possui os cursos de Segurança da Informação, Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Secretariado; e a unidade de Diadema, que está em implantação, irá oferecer o curso de Tecnologia em cosméticos.
As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Atualmente, são oferecidos 98 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Este número inclui 3 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 7 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nas 49 Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos 55 cursos de graduação tecnológica.