O deputado estadual Orlando Morando presidiu ontem (18/04), na sede do Consórcio Intermunicipal do ABC, a segunda audiência pública de uma série de cinco que o Legislativo está realizando para debater com a população e seus representantes o Projeto de Lei Complementar 6/2005, do governador, que trata da reorganização da Região Metropolitana da Grande São Paulo.
O projeto também prevê autorização para que sejam criados o conselho e o fundo metropolitanos, destinados a realizar o planejamento da Região Metropolitana, que abrange 39 municípios, que concentram, segundo o Censo 2010, 76% da população do Estado de São Paulo.
Orlando Morando, deputado estadual mais votado do Grande ABC, conduziu o debate que reuniu prefeitos, deputados e a população da região. "Todos aqui vieram com o mesmo espírito, o da integração. Temos grandes desafios como mobilidade urbana, combate as enchentes, segurança pública, entre outros e, compartilhar informações, principalmente com a população, é muito importante para fazer as mudanças necessárias e aperfeiçoar o projeto", comentou o deputado estadual e líder do PSDB.
O secretário de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido também marcou presença na audiência. Ele destacou a competência estadual para organizar regiões metropolitanas e aproveitou a ocasião para fazer alguns esclarecimentos sobre o projeto de lei.