PG lança Educação do Futuro quinta-feira (3)

 

Litoral - 03/03/2011 - 20:40:32

 

PG lança Educação do Futuro quinta-feira (3)

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Programa inédito visa facilitar a vida de alunos, professores, pais e funcionários

Programa inédito visa facilitar a vida de alunos, professores, pais e funcionários

O prefeito Roberto Francisco e a secretaria de Educação, Maura Lígia Costa Russo, lançam quinta-feira (3), às 19 horas, no auditório Jornalista Roberto Marinho, o programa Educação do Futuro. A iniciativa engloba um conjunto de ações inovadoras que prometem facilitar e melhorar a vida dos alunos, professores, pais, funcionários e equipe escolar, por meio de alta tecnologia. A iniciativa inclui projetos inéditos de gerenciamento de informações, além de ações de inclusão digital e recursos pedagógicos virtuais, resultando numa integração digital inédita no meio educacional público.

Gestão On Line – Um dos destaques do Educação do Futuro é o projeto Gestão On Line, que permite a integração e disponibilização on line, e em tempo real, de todas as informações referentes à vida escolar do aluno, por meio de um programa inovador de gerenciamento educacional aliado a equipamentos de última geração. A ação deve otimizar o trabalho dos vários setores da Educação, resultando em menos burocracia e mais rapidez no atendimento público, além de várias facilidades para estudantes, professores, funcionários da Educação. “O prontuário de cada estudante, que sempre existiu no papel, passa a ser virtual, podendo ser acessado a qualquer momento, tanto pelos vários setores da Educação e escolas, como pelos pais, que poderão consultar notas, faltas e outras informações”, afirma a secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo.

O principal equipamento utilizado nesse processo é uma impressora de alta tecnologia que agrega diversas funções. “Além de imprimir, ela permite a cópia e a digitalização de documentos e fotos, gera arquivos com as informações digitalizadas e transmite esses dados automaticamente para a rede, diretamente para o prontuário do aluno”, explica o subsecretário de Gestão Administrativa da Educação, Roberto Andrade, conhecido como Betinho.

Isso é possível devido a um software educacional inovador, ligado à impressora. Além de enviar os documentos digitalizados para a ficha virtual do aluno, esse software agrega ao seu prontuário informações que vão muito além de notas e freqüência escolar, como por exemplo, peso e altura do estudante, se possui alguma alergia, alguma doença crônica ou restrição alimentar, que medicamentos costuma usar e muitos outros dados. Se o aluno for transferido para outra unidade escolar ou se, ao longo do ano, quiser participar de algum programa da Educação, seus dados e documentos já estarão disponíveis na rede. “Isso facilita o trabalho dos funcionários escolares e também dos pais, que nem terão a preocupação de fotocopiar documentos para fazer inscrições”, destaca o subsecretário.

Todas as escolas municipais receberão o equipamento nos próximos meses, o que também acabará com os transtornos enfrentados com as atuais impressoras, que, por serem antigas, têm gerado muitos problemas e custos de manutenção.

Frequência Digital – Outra iniciativa que faz parte do Educação do Futuro é o programa Frequência Digital, que registra a presença do estudante na escola por meio de um aparelho eletrônico instalado em sala de aula. Basta que o aluno toque com seu dedo indicador no equipamento para que sua presença seja registrada no sistema. A informação fica disponível em tempo real para vários setores da Educação. O programa começou a funcionar em 2010, de forma experimental, e em 2011, será espalhado por todas as escolas.

O sistema operacional pioneiro foi totalmente criado pela equipe da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital da Seduc. A iniciativa traz diversos benefícios, a começar pela questão da segurança. O sistema envia aos pais, diariamente, um e-mail informando a hora exata que seu filho entrou e saiu da escola. A partir de março, os pais também receberão mensagens via celular, em caso de ausência do filho. Isso quer dizer que se a criança não entrar na escola, o pai saberá logo após o encerramento da entrada dos alunos. Outra vantagem ocorre em relação à alimentação escolar. Munida de um computador, a cozinha da escola recebe em tempo real o número exato de alunos que estão na unidade para fazer a quantidade ideal de comida, evitando o desperdício.

        A iniciativa também facilita o trabalho da equipe responsável pelo programa Bolsa-Família, que se baseia na freqüência dos alunos para manter o benefício federal. O projeto Evasão Escolar, que acompanha alunos com excesso de faltas para reverter a situação, também ganha mais agilidade com o novo sistema.       Outro beneficiado será o professor, que não precisará fazer diariamente a chamada, pois receberá em seu e-mail a freqüência dos alunos.

Click-educação – O Educação do Futuro também prevê a remodelação e modernização de todos os laboratórios de informática das escolas de Ensino Fundamental, projeto denominado Click-educação. Os laboratórios receberão computadores mais modernos, nova iluminação e persianas, mobiliário ergonômico para garantir mais conforto aos alunos e um novo piso que vai embutir toda a fiação dos equipamentos, evitando aquele grande volume de fios no laboratório. Outra grande novidade será a instalação de lousas digitais em todos os laboratórios. “Essa ferramenta permite ao professor exibir slides, vídeos e outros recursos na lousa, além de gravar toda a aula. As lições e explanações gravadas ainda podem ser enviadas, por arquivo, aos alunos, para estudarem em casa”, explica o chefe da Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital, Marcos Pastorello. “É mais um recurso para o professor tornar sua aula ainda mais atrativa”.

Jogos Virtuais – Os professores contam com mais um recurso para a tornar o ensino mais atraente e dinâmico, principalmente para alunos em fase de alfabetização. É o projeto Reforçando, que consiste na criação de jogos virtuais pedagógicos para serem utilizados durante as aulas ocorridas nos laboratórios de informática. Considerado como parte do Educação do Futuro, o projeto é inédito na Baixada Santista, levando-se em conta que os jogos são criados por equipe da própria Seduc (programadores e professores da Conexão Pedagógica), sendo contextualizados com a realidade de Praia Grande, enquanto as outras prefeituras costumam adquirir esse tipo de material feito por outras empresas. Atualmente, os alunos contam com dois jogos: Passaletra e Porto da Memória. Ambos atendem os referenciais pedagógicos da Educação Fundamental I para o 2º ano. Os jogos possuem vários níveis de dificuldade, para atender diferentes fases do aluno, e também podem ser utilizados como instrumento de avaliação, pois a equipe escolar e a própria Seduc podem acessar on line os resultados conquistados por determinado aluno ou classe para ver como está o seu progresso.

Infopai – Integrado ao Educação do Futuro, o projeto Infopai oferece aos pais de alunos e comunidade em geral a chance de aprender informática gratuitamente. Os alunos do Infopai aprendem a utilizar a internet e programas para fazer textos, planilhas, slides, tratamento de fotos, entre outras ferramentas. As aulas são realizadas nos mesmos laboratórios de informática utilizados pelos alunos, porém ocorrem no período noturno, quando ficariam desocupados. Atualmente, o InfoPai ocorre em 13 escolas municipais, oferecendo cerca de 600 vagas por semestre. O curso tem a duração de quatro meses e é dividido em dois módulos. As aulas ocorrem duas vezes por semana. Desde que foi lançado, em 2003, o InfoPai já formou mais de 4.500 pessoas.

Programa inédito visa facilitar a vida de alunos, professores, pais e funcionários

Programa inédito visa facilitar a vida de alunos, professores, pais e funcionários

Programa inédito visa facilitar a vida de alunos, professores, pais e funcionários

Programa inédito visa facilitar a vida de alunos, professores, pais e funcionários

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo