Especial Brasileirão 2010
Neymar pediu para jogar contra o Flamengo neste domingo, na Vila Belmiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, para tentar quebrar o recorde de gols em uma temporada com a camisa do Santos após a "Era Pelé". Porém, as equipes ficaram no 0 a 0 em um campo encharcado e a revelação santista não conseguiu superar a marca de Serginho Chulapa - o ex-atacante marcou 45 gols em 1983, enquanto o garoto parou nos 43 em 2010.
Com o resultado, o Santos - que já estava garantido na Copa Libertadores do ano que vem, por ter sido campeão da Copa do Brasil - encerrou a sua participação no Brasileiro como oitavo colocado, com 56 pontos. Já o time rubro-negro fez 44 pontos, conseguiu buscar a 14° colocação e uma vaga na próxima Copa Sul-Americana.
Em ritmo de férias, os dois times entraram em campo sem acelerar muito o jogo. Mais incisivo, o Flamengo assustou o Santos primeiro. Aos 13min, Fierro cruzou da direita para a cabeçada de Diego Maurício; Rafael espalmou a bola para escanteio.
Os cariocas continuaram pressionando e estiveram perto de sair na frente no placar. O time da casa respondeu aos 41min, quando o lateral esquerdo Alex Sandro tabelou e soltou a bomba para grande defesa de Paulo Victor, que espalmou a bola, afastando o perigo.
Neymar só apareceu quando exigiu uma nova boa intervenção do goleiro carioca, em cobrança de falta. As equipes voltaram do intervalo sob muita chuva, e a segunda etapa teve pouquíssimas chances de gol.
Sem interesse na partida, os dois times apenas aguardaram o apito final do árbitro e fecharam com um empate suas participações na Série A do Brasileiro de 2010.
FICHA TÉCNICA
Santos 0 x 0 Flamengo
Esquema Tático do Santos
4-2-3-1
Rafael; Maranhão, Bruno Rodrigo (Bruno Aguiar), Vinícius Simon e Alex Sandro (Breitner); Rodrigo Possebon e Rodriguinho; Danilo, Felipe Anderson (Moisés) e Neymar; Zé Eduardo. Técnico: Marcelo Martelotte
Esquema Tático do Flamengo
4-2-3-1
Paulo Victor; Léo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado (Willians) e Fernando; Fierro, Negueba (Val Baiano) e Renato; Diego Maurício (Petkovic). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cartões amarelos
Santos: Rodriguinho
Flamengo: Juan
Árbitro
Evandro Rogério Roman (PR)
Local
Vila Belmiro, Santos (SP)