Já está tudo pronto para receber os cerca de 15 mil visitantes que devem vir à Praia Grande no fim-de-semana (4 e 5), atraídos pelo primeiro período dos festejos de Iemanjá. Até agora 118 ônibus e 12 vans se cadastraram para o evento, que tem abertura oficial sábado, às 20 horas, em frente à estátua de Iemanjá, no bairro Ocian.
“Neste ano, os festejos chegam com algumas novidades, como o foco em cuidado ambiental e uma fiscalização mais rigorosa”, garante o chefe da Coordenadoria de Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Francisco Barbosa. “Cerca de 200 tambores para lixo reciclável serão espalhados ao longo da do trecho de orla onde a festa acontece. Após os eventos, o lixo será encaminhado para uma cooperativa do Município”, esclarece.
Um posto de fiscalização da Sectur será montado próximo à estátua de Iemanjá, para garantir que todas as entidades estejam em suas áreas previamente designadas, e com a documentação em dia. Para garantir estrutura adequada para o evento, a Prefeitura oferece às entidades religiosas envolvidas todo o equipamento de sonorização necessário para a abertura oficial dos festejos, que deve contar com cânticos religiosos e oferendas. Um palanque também será montado em frente à estátua de Iemanjá, para as apresentações necessárias.
Serão disponibilizados 14 chuveiros e 34 de pontos de energia elétrica ao longo do trecho da orla, cerca de 1,5 quilômetro, onde ocorrerão as homenagens.
Durante todo o período de festejos, das 8 horas de sábado (4) às 19 horas de domingo (5), a Avenida Presidente Castelo Branco ficará interditada, da altura da Rua Otto Carlos Golanda até a 1º de Janeiro, sendo a via livre de acesso à praia mais próxima a Rua 31 de março.
Os ônibus cadastrados desembarcarão seus passageiros na avenida e seguirão para o estacionamento no Espaço Alvorada, Bairro Quietude. Veículos cadastrados para os festejos que forem surpreendidos trafegando vazios pelo Município serão apreendidos.
Para garantir a segurança dos participantes, o Município conta com um efetivo da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. A dica é evitar levar crianças ao evento, mas caso seja inevitável, o ideal é mantê-las com identificação visível, com nome do responsável e telefone de contato.
“A Prefeitura também estará distribuindo pulseirinhas de identificação no local destinado ao posto de informações, nos postos 7 e 9 do Corpo de Bombeiros”, lembra Barbosa. Menores que se perderem dos pais serão encaminhados à Escola Municipal Oswaldo Justo, na Rua 1º de Janeiro, 987, Bairro Mirim. Ali serão recebidas por atendentes de educação e serventes da Secretaria de Educação (Seduc), que se encarregarão da higienização e alimentação.
Uma área de descanso, com colchões e roupas de cama, será montada no local para que possam repousar. Para retirar as crianças, os responsáveis devem se dirigir ao local com documentos de identificação próprios e dos menores.
Inscrições: entidades religiosas têm até as 16 horas de sexta-feira (10) para participarem do segundo fim de semana de festejos (dias 11 e 12). Os interessados devem pagar a taxa de R$ 250,00 para ônibus e R$ 150,00 para vans, além de R$ 50,00, valor referente ao uso do solo para montagem de tendas. O pagamento deve ser feito via boleto bancário, gerado após a entidade efetuar seu cadastro junto à Coordenadoria de Eventos da Sectur.
Com o boleto quitado em mãos e munido de documento original da entidade que representa, o interessado deve se dirigir à Sectur para retirar a autorização, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, até o último dia útil antes da data escolhida para o grupo vir à Cidade.
A Sectur funciona na área administrativa do Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão (em frente à Rotatória A Tribuna). Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Eventos, telefone 3496-5716.