Especial Brasileirão 2010
Com campanha melhor fora de casa do que jogando em São Paulo, o Palmeiras conseguiu mais uma bom resultado como visitante, neste sábado, ao vencer o Flamengo por 3 a 1, no Engenhão, com dois gols de Kleber e um de Lincoln. Petkovic, de pênalti, descontou para o time da Gávea.
Com o resultado, a equipe de Felipão chega aos 35 pontos e termina a noite na oitava posição. Já os cariocas estacionam nos 28 pontos e terminam o sábado no 15º lugar, voltando a se aproximar da zona do rebaixamento.
Em busca de uma arrancada no Brasileiro e ostentando uma boa campanha fora de casa, o Palmeiras pôde levar força quase máxima para o jogo do Engenhão, com a volta de Valdivia ao time titular e o meia Lincoln em condições de jogo, relacionado no banco de reservas.
Truncada em seu início, a partida era bastante equilibrada no Engenhão até o clube paulista abrir o placar, aos 19min, em um pênalti polêmico: Tinga recebeu passe foi puxado por David. Na cobrança, Kleber bateu no meio do gol e marcou seu quinto na competição.
A equipe rubro-negra reagiu com nervosismo e errava muitos passes. Aos 29min, o adversário esteve perto de ampliar em chute perigoso de Márcio Araújo, que raspou a trave. Na sequência, os comandados de Felipão chegaram ao segundo gol: Tinga fez passe para Kleber na direita. O atacante invadiu a área e chutou no canto direito de Marcelo Lomba.
Aos 33min, Renato pegou sobra da zaga e arrematou forte, forçando boa defesa de Deola, no melhor momento flamenguista até então. O primeiro tempo ainda teve um chute de Kleber da entrada da área que exigiu defesa de Marcelo Lomba.
No decorrer da etapa complementar, o Flamengo, que já havia trocado Juan, retornando de período afastado, por Vitor Saba, gastou em um curto espaço de tempo as suas três alterações de direito, com as saídas de Toró e Renato para as entradas de Correa e Petkovic.
As mudanças, no entanto, não mudavam o panorama da partida, que estava bem controlada pelo time de Felipão, bem postado na defesa e conseguindo ser pouco ameaçado, mesmo com o ímpeto ofensivo da equipe rubro-negra.
Sabendo explorar contra-ataques, aos 6min, foi o Palmeiras que quase marcou mais um: Vitor levantou na área, Valdívia desviou de cabeça e a bola saiu próximo da trave direita.
Tardiamente, o Flamengo conseguiu enfim diminuir aos 34min: Kléberson cruzou da direita e Vitor acertou carrinho em Diogo. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Petkovic bateu no canto direito.
Já aos 44min, Lincoln, que não jogava desde o clássico contra o Corinthians no primeiro turno, aproveitou passe de Rivaldo após boa jogada de Kleber e selou a vitória palmeirense, a segunda consecutiva fora de casa.
Na próxima rodada, o Flamengo volta a jogar na terça-feira, dia 28 de setembro, às 21h10 (horário de Brasília), fora de casa, contra o Goiás. Na quarta, às 19h30, o Palmeiras recebe o Internacional.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 1 x 3 Palmeiras
Gols
Flamengo: Petkovic, aos 34min do segundo tempo
Palmeiras: Kleber, aos 19min e aos 30min do primeiro tempo; Lincoln, aos 44min do segundo tempo
Ponto Forte do Flamengo
Jogadas pela direita e maior posse de bola, especialmente no segundo tempo.
Ponto Forte do Palmeiras
Forte marcação e ótimas saídas no contra-ataque.
Ponto Fraco do Flamengo
Muitos erros de passe e poucas chances de gol.
Ponto Fraco do Palmeiras
Recuou muito no segundo tempo e deixou muito espaço no meio.
Personagem do jogo
Kleber: marcou dois gols e participou da jogada do terceiro.
Lance polêmico
Os flamenguistas cobram um pênalti em Diogo, ignorado pelo árbitro, e questionam se a falta do pênalti palmeirense realmente ocorreu dentro da área.
Esquema Tático do Flamengo
4-4-2
Marcelo Lomba; Leonardo Moura, David Braz, Jean e Juan (Vitor Saba); Toró (Correa), Willians, Kléberson e Renato Abreu (Petkovic); Diogo e Deivid
Técnico: Silas.
Esquema Tático do Palmeiras
4-4-2
Deola; Vitor, Danilo, Fabrício e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Márcio Araújo (Rivaldo) e Tinga (Pierre); Kleber e Valdívia (Lincoln)
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Cartões amarelos
Flamengo: Willians, Jean e Toró
Palmeiras: Fabrício, Valdívia e Kleber
Árbitro
André Luiz Castro (GO)
Local
Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)